Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o mestre e doutor em economia e professor da Unibra, Julyan Lins. Mande sua pergunta também para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141

Para quem está endividado com Bancos, como, onde e quando fazer melhores negociações para pagar débitos do cartão bancário e adiantamento de 13º? (Humberto Gap)

Ao procurar a instituição financeira credora procure fazer uma negociação que dê um bom desconto na dívida, e que a taxa de juros embutida nas novas parcelas seja menor. Se tiver alguma reserva financeira, use isso para barganhar uma redução ainda maior. Se já conversou alguma negociação e não obteve sucesso, uma solução é tentar contrair um empréstimo que cobre juros bem mais baixos que os da dívida atual e pagá-la à vista exigindo desconto.

Neste caso, você terá uma nova dívida que crescerá a taxas menores que a anterior, o que pode dar um alívio durante certo tempo. Fique atento também aos mutirões de negociações de dívidas com Bancos que geralmente acontece com o apoio do Procon.

Como e onde investir R$ 30 mil? (Gilmar Macedo)

Para um investidor iniciante, sugiro aplicações que permita alta liquidez, ou seja, que você possa retirar o dinheiro a qualquer momento sem grandes problemas. Uma boa opção é investir no chamado “tesouro Selic de curto prazo” ou em “fundos de investimento em ações”. Basicamente, enquanto que no primeiro seu ganho vem de juros sobre o valor investido, no segundo você se torna dono de parte de uma carteira de ações de empresas e seu ganho advém da valorização do preço destas ações.

Se você optar pelos títulos do tesouro, saiba que a rentabilidade atualmente está baixa (mas superior à poupança) e a vantagem é que você não corre o risco de perder parte ou toda sua aplicação. No fundo de investimento há possibilidade bem maior de ganhos, embora há também o risco de perda do dinheiro investido. Avalie se está disposto a ter menores ganhos com mais segurança ou ganhos mais altos com risco de perda. Atualmente a melhor forma de fazer investimentos, com as melhores opções de ativos, é através de corretoras. Procure na internet alguma bem conhecida, abra sua conta e verifique, com calma, as melhores opções para você.

comece o dia bem informado: