Mealheiro
MealheiroFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o analista de investimentos da Finacap, Alexandre Brito. Mande sua pergunta também para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141

Como eu investiria o valor de R$ 20 mil em rendimento acima da poupança com resgate de três em três meses? - José Luis.

Para um investimento em que você tenha uma maior previsibilidade do retorno sobre o seu investimento, deve-se recorrer à títulos de renda fixa. Entretanto, a maioria dos investimentos não têm uma boa liquidez e a alíquota de IR é definida na tabela regressiva. Sendo assim, em um prazo de 3 meses, estaria enquadrado na maior tributação. Caso seja imprescindível efetuar resgate periodicamente, recomendaria investimentos que se utilizam de pagamento de juros periódicos. Há, por exemplo, títulos do Tesouro que pagam juros semestralmente.

Gostaria muito de investir, mas não sei por onde começar, e não tenho muito dinheiro. O que devo fazer? - Leide Santos.

O primeiro passo para qualquer investidor iniciante deve ser efetuar um teste de perfil do investidor, oferecido por bancos e corretoras na abertura de conta. Com esse resultado, você saberá seu apetite a tomar riscos (se mais conservador ou agressivo) e assim conseguirá, de seu banco ou corretora, uma sugestão de alocação dos seus investimentos. Minha recomendação, para todos os perfis é: prezar pela sua reserva de emergência; diversificar seu patrimônio; e alinhar seus investimentos com cada objetivo, ou seja, para sonhos de longo prazo, buscar investimentos de longo prazo.

comece o dia bem informado: