Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Quais riscos corro ao investir em títulos de alto rendimento? - Maria José.

Os títulos de alto rendimento são aqueles que pagam juros superiores aqueles praticados pelo mercado, como os títulos do Tesouro Direto. Em tempos de baixa Selic, tais investimentos podem ser atrativos justamente pelo retorno.

Contudo, como sabemos a alta rentabilidade está associada a um alto risco. Os títulos são normalmente emitidos por empresas iniciantes, com altos índices de endividamento, ou que apresentam desempenho financeiro comprometidos.

Com isso, existe um risco de inadimplência bem superior aos investimentos tradicionais, além da própria volatilidade do retorno. Esses ativos são de difíceis negociação no mercado, o que pode comprometer a liquidez e sua negociação no mercado. Eles exigem uma grande atenção por parte do investidor, e a dica de diversificar é sempre válida.


Qual a melhor maneira de controlar o meu progresso financeiro? - João Carlos.

O controle financeiro sempre começa quando tomamos ciência das nossas receitas e gastos. É preciso conhecer e anotar as fontes de renda, como salários, alugueis, rendimentos de aplicações, entre outros.

Também, é importante fazer o registro de seus gastos, como alimentação, moradia, saúde, e identificar os gastos necessários e aqueles supérfluos, que podem ser cortados diante de uma necessidade. Há vários aplicativos que podem ajudar neste controle, que permitem registar e agrupar essas receitas e despesas.

E o mais importante, é que você faça o acompanhamento desses resultados. Para isso, é importante que você defina metas do quanto deseja poupar e investir mensalmente, alinhadas com os objetivos de curto e longo prazo. Isso te ajudará não só a reduzir os gastos, como também verificar se está indo no caminho certo.

comece o dia bem informado: