Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o analista de investimentos da Finacap, Alexandre Brito. Mande sua pergunta também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Tenho R$ 100 por mês para investir. Começo investindo no Tesouro ou vou direto para ações? (Carlos Alberto)

Carlos, se você estiver começando sua jornada como investidor recomendo pela construção da reserva de emergência, que deve ser aplicada em investimentos conservadores, como Tesouro Selic, e representar em torno de 3 a 6 meses de suas despesas mensais. Para investimento em ações, recomendo aplicação via fundo de investimento em ações (FIA) pelo qual você terá acesso a uma carteira diversificada e administrada por profissionais. Preze por fundos com bom histórico de desempenho no longo prazo.


Onde aplicar para ter um bom rendimento e não perder muito com o IR? (Ana Maria)

Ana, há boas opções de investimentos em renda fixa, como os títulos de LCI/LCA, que possuem proteção do FGC e são isentos de IR. Fundos de investimento em ações possuem tributação de 15% de IR sobre o ganho de capital, o que é uma alíquota interessante. Em aplicações que usam a tabela regressiva, o ideal é manter seus investimentos no longo prazo, que acima de 2 anos chegam na alíquota mínima de 15%.

comece o dia bem informado: