Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é analista de investimentos da Finacap, Alexandre Brito. Mande sua pergunta também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Tenho R$ 800 para começar a investir e conseguir comprar um carro em 2021. Qual o melhor tipo de investimento para conseguir chegar a um valor de carro popular? - Maria José.

Maria, por ser um objetivo de investimento de médio prazo, o mais recomendado é procurar aplicações moderadas. Há boas opções de fundos no mercado que estão entregando boa rentabilidade e com consistência.

Os benefícios para os investidores que aplicam através de fundos são: ter acesso a uma equipe de gestão de investimentos profissional, diversificar seus recursos e disponibilidade financeira.

Reforço que por ser um prazo médio de aplicação, tenha cuidado com fundos muito agressivos, pois devem ser investidos com visão de longo prazo. Ademais, será necessário para se chegar ao seu objetivo, efetuar aplicações periódicas adicionais.


Consegui juntar este ano R$ 5 mil com algumas economias. Com essa quantia pretendo fazer algum investimento a longo prazo, qual a melhor opção? - João Arthur.

João, seu primeiro passo como investidor deve ser procurar um assessor de investimento que entenda seus objetivos de retorno e limitações de risco, bem como seu perfil como investidor.

De qualquer forma, há boas opções de fundos multimercados que atuam com uma estratégia diversificada entre várias classes de ativos, ações, crédito privado, títulos públicos, que faz sentido para uma alocação de longo prazo. Dê preferência para fundos com longo histórico de rentabilidade e que sejam administrados por uma gestora experiente.

comece o dia bem informado: