Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o analista de investimentos da Finacap, Alexandre Brito. Mande sua pergunta também também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Quais investimentos livres de Imposto de Renda são mais vantajosos para quem tem R$ 10 mil para investir sem saque nos próximos cinco anos? - Lívia Diniz

Livia, acredito que as melhores opções disponíveis no mercado hoje para produtos isentos de IR seriam as LCIs/LCAs, que são títulos emitidos por instituições financeiras e, por tanto, detém a proteção do FGC. Há emissões que são negociadas a taxas em torno de 95% do CDI, isentas de IR. Considerando o benefício, seria similar a um título de mais de 110% do CDI, com IR (a depender do prazo da aplicação). Além deste, você também tem a opção de fundos de debêntures incentivadas. Este tipo de fundo apenas adquire títulos de dívida de infraestrutura e também são isentos.

O que devo levar em conta para investir em empresas que estão começando na bolsa? - Luiza Pascoal

Em qualquer análise do mercado de ações, você deve observá-la como um investimento em participação acionária. É importante ter em mente que você deve ter a visão de sócio da empresa. Imprescindível conhecer o modelo de negócio, setor de atuação, quais perspectivas de crescimento, equipe de gestão, práticas de governança corporativa, ambiental e social. Além disso, analisar os demonstrativos financeiros, como foi o crescimento de receita, lucro e margens nos últimos anos, se tem histórico de pagadora de dividendos, nível de endividamento frente a sua geração de caixa. É bom avaliar empresas negociadas abaixo do seu valor justo, um bom ponto de partida é avaliar os múltiplos de mercado.

O que devo levar em consideração para escolha da melhor empresa de finanças para me auxiliar nos investimentos? - Marina Dias

Considero importante levar em consideração o histórico da empresa, a quantos anos atua no mercado e como foi sua evolução. A capacidade técnica dos sócios e equipe da empresa também é muito importante, além dos serviços que ela está apta. O principal é avaliar os possíveis conflitos de interesse que possa haver na companhia. É crucial que o objetivo da empresa, em primeiro lugar, seja atender as necessidades de seus clientes em busca dos seus sonhos financeiros.

 

comece o dia bem informado: