Especialista dá dicas de como você pode investir seu dinheiro
Especialista dá dicas de como você pode investir seu dinheiroFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o Economista, Professor e Consultor de finanças filiado à Unibra, Bruno Moura Tôp. Mande sua pergunta também também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Tenho R$ 90 mil aplicado em poupança comum em banco privado. A taxa da poupança está muito baixa, qual aplicação para aumentar meus rendimentos? - Alexander Cigagna

Depende da sua disposição à riscos e o tempo que pode dispender sobre esse investimento. Como o valor estava, até então, na poupança, é muito provável que você tenha aversão à riscos, aceitando receber um rendimento menor, conquanto que isso seja garantido. Nesta opção, Letras do Tesouro Nacional em geral, irão render mais que a poupança. Dê preferências aquelas pré-fixadas, já que a tendência é que a taxa de juros volte a cair seguindo o ideal do novo governo. Se você tiver tempo e disposição, com um perfil arrojado, seria válido conhecer os investimentos na Bolsa de Valores. Você pode tanto procurar o seu gerente bancário, como também uma Corretora de Investimentos que vão lhe instruir melhor. Mas lembre-se, em ambas as opções, não esqueça de diversificar seus investimentos! Apostar tudo numa cesta só não costuma ser a melhor opção!

Qual a melhor forma de investir R$ 38 mil na bolsa de valores para um retorno rápido? - José Carneiro

A melhor forma de se instruir sobre a Bolsa de Valores é conversando com seu gerente bancário, responsável de uma Corretora de Valores ou com um Consultor de Negócios especialista na Bolsa. Atualmente temos alguns setores que estão em retomada do crescimento como o da construção civil. O retorno rápido desejado implica ou num ALTO risco ou numa rentabilidade MENOR. Quaisquer que seja sua opção, conversar diretamente com um especialista vai tirar todas suas dúvidas e acelerar o processo de investimento em si.

Tenho investido em previdência privada e na poupança. São boas opções para investimentos? - Alexsandra Cezário

A previdência privada é uma opção muito válida para quem não consegue poupar por si só e acaba gastando o valor que não poderia. Diferentemente da poupança, onde temos plena liquidez, ou seja, é possível sacar o valor e gastar a qualquer momento, a previdência privada impede o beneficiário de cair em tentação. Ambos os casos tem um rendimento muito baixo, principalmente quando projetamos os valores atuais da taxa Selic. Idealmente e, se possível, seria bom investir o valor que está na poupança numa Letra do Tesouro Nacional pré-fixada. Já o valor da previdência privada, pode continuar a investir que vai ser uma excelente fonte de renda quando você mais precisar.

comece o dia bem informado: