Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui, neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o analista de investimentos da Finacap Alexandre Brito. Mande sua pergunta também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Com a situação do coronavírus, é mais vantajoso recorrer para investimentos mais seguros? (André Castro)

André, como escrevemos recentemente para uma carta aos nossos clientes, os desdobramentos econômicos da disseminação do coronavírus ainda é uma incógnita. Porém, enxergamos que vivemos em um momento sem precedentes no Brasil e a visão de médio/longo prazo para as empresas brasileiras permanece o mesmo. Inevitavelmente haverá choques na economia, mas que devem ser mais concentrados no curto prazo. É importante construir uma carteira diversificada em seus investimentos. Posições que, no todo, lhe tragam uma boa rentabilidade no longo prazo. Se for adequado a seu perfil, acredito que é um momento excelente para investir em fundo de ações.

O melhor investimento em bolsa de valores são nas empresas mais tradicionais? (Mariana Almeida)

Mariana, o melhor investimento em bolsa é aquele que lhe traga uma carteira diversificada. Em nossa experiência administrando fundos de ações, é importante possuir as posições que lhe tragam rentabilidade acima da média pelo crescimento da empresa, mas também é crucial possuir empresas mais resilientes, com fluxo de caixa previsível, líderes em seus setores e boas pagadoras de dividendos. O fluxo de dividendos é importante neste momento que estamos vivendo pois, para o acionista da empresa, a despeito das oscilações do mercado, você terá sua remuneração como proprietária da empresa.

Como fazer investimentos com R$ 5 mil na bolsa de valores? (Joana Dias)

Joana, como falo acima, é importante prezar por uma carteira diversificada entre diversos setores, estratégias e empresas distintas. Para tanto, acredito que a melhor opção é considerar investimentos em fundos de ações, os quais lhe promoveram o acesso a uma equipe de gestão profissional, diversificação de seus investimentos e eficiência de custos e tributária.

comece o dia bem informado: