Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o sócio da Dapes Investimentos, Felipe Tavares. Envie sua pergunta para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141

Tenho R$ 15 mil e gostaria de investir a longo prazo. Qual a melhor solução em meio a essa crise? - José Carlos.

José Carlos, a chave sempre é a diversificação, não colocar todos os ovos numa mesma cesta. Na alocação de qualquer valor, deve ser levado em conta o seu perfil de investidor. Pessoas com perfil mais conservador devem alocar mais em renda fixa, e pessoas com perfil mais arrojado devem alocar mais em renda variável. Durante a crise aparecem ótimas oportunidades, caso você tenha o perfil para ações, você pode se expor pensando o longo prazo, com um período de 5 anos ou mais. Inclusive pode fazer isso via fundos de ações, caso não saiba escolher suas ações sozinho.

Qual a melhor opção de investimento pra retorno rápido atualmente? - Marina Dias.

Retornos rápidos necessariamente requerem um risco mais elevado. Existem muitas oportunidades para operações de curto prazo no mercado de opções, no mercado de ações e no de crédito privado. Porém, todos esses ativos, principalmente para o curto prazo, sendo ainda mais agravado devido as incertezas sobre a crise da Covid-19, trazem um risco alto ao investidor, que precisa saber bem o que está fazendo antes de realizar quaisquer dessas operações. Se possível, contar com a ajuda de um profissional, como um assessor ou consultor em investimentos.

comece o dia bem informado: