Queridos leitores, como nós sabemos, concordância nunca é demais. Temos consciência de que as questões de concordância são as que mais aparecem nas nossas provas, portanto dar ênfase a elas nunca é demais. Vejamos:
A concordância está feita corretamente na frase:

(A) Refeições saudáveis, com base em verduras e legumes, além da prática de exercício físico, reduz o risco de doenças cardíacas.
(B)) Com as comodidades da vida moderna, ocorreram mudanças de hábitos alimentares em todos os níveis sociais.
(C) A prática diária de esportes nem sempre são suficientes para controlar os altos níveis de colesterol em jovens.
(D) Um dos maiores problemas atuais das crianças estão na falta de controle do hábito de comer diante da televisão ou do computador.
(E) Já está se manifestando em crianças certas doenças típicas de adultos, principalmente por causa de alimentos ricos em gorduras.

A letra A traz dois motivos claros para que o verbo reduzir vá para o plural: em primeiro lugar, o primeiro núcleo do sujeito composto já está no plural, isso seria suficiente para que o verbo já fosse ao plural; vejamos ainda que uma das mais básicas regras de concordância diz: “sujeito composto anteposto ao verbo, verbo no plural”. Frase correta: “Refeições saudáveis, com base em verduras e legumes, além da prática de exercício físico, reduzem o risco de doenças cardíacas.”

Sabemos que a letra B está correta, porque “mudanças de hábitos alimentares” é o sujeito da oração, e a regra diz que o verbo concorda em número e em pessoa com o seu sujeito.

“A prática diária de esportes” é o sujeito da oração, como ele se dirige a um verbo de ligação que traz depois de si um predicativo representado por um adjetivo, temos que envolver aí concordância nominal e verbal. Então a frase correta deveria ser: “A prática diária de esportes nem sempre É SUFICIENTE para controlar os altos níveis de colesterol em jovens.”

“Um dos maiores problemas atuais das crianças ESTÁ na falta de controle do hábito de comer diante da televisão ou do computador.” Com quem “está” concorda? Com o numeral um da expressão “UM dos maiores problemas”. Essa concordância é obrigatória.

Vamos colocar a letra E na ordem direta para que o sujeito fique mais evidente e evitemos fazer concordância inadequada: “Certas doenças típicas de adultos já ESTÃO manifestando-se em crianças principalmente por causa de alimentos ricos em gorduras". Feita a organização, visualizamos bem a concordância do verbo com o seu sujeito.

Sigamos estudando concordância já que esses são assuntos que nunca deixam de cair nas nossas provas. Um grande abraço

comece o dia bem informado: