Prédios no Recife
Prédios no RecifeFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Os contribuintes da cidade do Recife serão beneficiados por um acordo que vai promover um intercâmbio de informações sobre os imóveis da cidade e dos seus respectivos proprietários e detentores de direitos reais. O acordo assinado com a Associação dos Registradores Imobiliários de Pernambuco (Aripe) prevê ainda a atualização nos cadastros da prefeitura e dos cartórios de registro de imóveis do Recife. Atualmente, são mais de 400 mil unidades inscritas na base de dados do governo municipal.

A atitude vai impactar diretamente o contribuinte, fazendo com que, a partir das informações compartilhadas, faça o registro do seu imóvel em um dos sete cartórios, existentes na capital, de maneira mais rápida. O acordo de cooperação técnica foi assinado na última quinta-feira pelo secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, e pelo presidente da Aripe, Roberto Lúcio Souza Pereira.

Leia também:
Senado modifica projeto que aumenta multa para quem desiste de imóvel na planta
Imóveis construídos em áreas de mangues são demolidos no Recife


Segundo o secretário Ricardo Dantas, o acordo é importante por reforçar a parceria da Prefeitura do Recife com a Aripe, e agilizar o processo de registro. "Registrar a escritura do imóvel nos Cartórios de Registro do Recife será muito mais rápido a partir de agora, pois firmamos um compromisso com a Aripe que permitirá a troca de informações e ainda a higienização dos dados cadastrais dos imóveis que constam em nossos cadastros", disse.

Com o acordo, obrigações mútuas devem ser respeitadas, e a Aripe terá que fornecer à Secretaria a cada dois meses informações constantes do Registro de Imóveis, e também informações sobre matrícula do imóvel, data e número do registro, data e número do processo do ITBI ou ICD, informações gerais do adquirente. A Secretaria de Finanças do Recife deverá realizar o fornecimento das informações constantes do seu cadastro imobiliário.

Para o presidente da Aripe, Roberto Lúcio Souza Pereira, o acordo é um fortalecimento do bom relacionamento entre a Prefeitura e os cartórios de registros de imóveis do Recife. "Nosso intuito é ser ainda mais acessíveis e trabalhar juntos com o mesmo interesse, que é compartilhar informações que possam ajudar ainda mais os usuários de cartórios", destacou.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: