Para ingressar no curso é preciso ser morador de Igarassu
Para ingressar no curso é preciso ser morador de IgarassuFoto: Ivonildo Pedro

O mercado da indústria da confecção é um dos que mais emprega no país e em Igarassu o acesso pode acontecer através do Cefopi- Centro de Formação Profissional de Igarassu.Na unidade, do bairro da Saramandaia, é oferecido pela prefeitura, curso de Costureiro, em parceria com o SENAI com 60 vagas distribuídas nos turnos da manhã e tarde .

O coordenador da unidade, Luis Gomes, explica que o curso é um dos mais procurados do Cefopi. " Muitas pessoas chegam aqui em busca de aperfeiçoamento ou querem mesmo formação para conseguir uma vaga no mercado de trabalho", detalha. O coordenador diz que já no ato da matrícula as pessoas já começam a fazer parte de um cadastro e no final do curso já são encaminhados para as empresas através da Agencia do Trabalho de Igarassu.

As aulas são ministradas pela pedagoga Laice Carla, que há 12 anos atua como professora. " Aqui o curso é dividido em etapas e as alunas aprendem desde noções de segurança do trabalho, introdução a tecnologia onde conhecem o maquinário e aviamentos, até a fase de exercícios" , explica a professora. Na fase final do curso as alunas praticam a costura em tecido plano e depois aprendem a montar as peças que foram cortadas por elas próprias.

A aluna Ranielle da Silva está satisfeita com o curso onde já aprendeu muitas coisas. " Quero me qualificar para conseguir uma vaga no mercado da indústria automotiva", revela entusiasmada. Já o caso de Daniela Rosa Correa é diferente. A dona de casa que aprendeu com a mãe costureira noções básicas do universo da confecção,está fazendo o curso para realizar um sonho. " Pretendo levar o que aprendi aqui para minha comunidade, Monjope, ensinando a grupos de adolescentes. Quero ver as mulheres preparadas para o mercado de trabalho ou gerando renda para familia " conclui.

Para ingressar no curso é preciso ser morador de Igarassu.

comece o dia bem informado: