Aperfeiçoamento para garçom e boas práticas de manipulação estão entre os cursos
Aperfeiçoamento para garçom e boas práticas de manipulação estão entre os cursosFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), está com inscrições abertas para a maior etapa de capacitação presencial de 2019. Batizado de Novos Talentos, o programa vai, em parceria com o Senac, capacitar profissionalmente 1.190 pessoas trabalhadores de 37 municípios pernambucanos.

As aulas serão realizadas de formas presencial nas unidades do Senac de cada cidade, com conteúdo teórico e prático e carga horária que varia entre 15 e 40 horas/aulas. Dentre as áreas de qualificação, foco nas demandas da indústria, comércio e serviços.

Leia também:
Agendão de Concursos e Seleções

Por falta de qualificação, Porto Digital não consegue preencher mil vagas de emprego

Na lista, capacitação em preparo de doces e salgados; confecção de elementos decorativos para festas; técnicas de vendas; design de sobrancelhas; comida de botequim, drinques e coquetéis; qualidade no atendimento ao turista; técnicas de recepção em meios de hospedagem; artesanato com material reciclado; embalagens artesanais; primeiros socorros; aperfeiçoamento para garçom e boas práticas na manipulação dos alimentos. Os interessados em participar de um desses cursos, devem se inscrever no site da Seteq.

Após a realização da inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente realizar a matrícula presencial, conforme datas e local informado no momento da inscrição. Na ocasião, deverá portar originais e cópias dos seguintes documentos: protocolo de confirmação de cadastro emitido após a inscrição on-line; RG e CPF; comprovantes de residência e escolaridade; declaração de baixa renda, a ser preenchida de próprio punho no ato da matrícula. Segundo consta no edital do programa, o candidato que não comparecer da data informada para efetuar a matricula ou deixar de apresentar qualquer um dos documentos acima relacionados, não poderá efetivar sua matrícula.

De acordo com o Seteq, o Novos Talentos visa atender não só à captação de demandas das empresas e polos em desenvolvimento e expansão por mão de obra qualificada, mas também fortalecer públicos específicos, de modo a preparar o trabalhador considerando a vocação econômica da região, levando em conta o perfil dos trabalhadores, suas vulnerabilidades e potencialidades.

“Pernambuco vem crescendo muito e o mercado de trabalho está mudando todos os dias. É importante que as pessoas que já estão empregadas se qualifiquem e se mantenham atualizadas com essas mudanças profissionais. Para quem ainda não encontrou um espaço no mercado de trabalho, acredito que o momento de buscar crescimento profissional e pessoal pode ser agora”, declarou o secretário do Trabalho, Alberes Lopes.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: