Saúde pública
Saúde públicaFoto: Pixnio

A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (Esppe) abriu inscrições para 120 vagas para o curso de especialização lato sensu em Saúde Pública. Estão aptos a concorrer profissionais com curso superior em qualquer formação e que estejam trabalhando em áreas técnicas ou setores no âmbito da gestão estadual ou municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. Os candidatos podem se inscrever até o dia 16 deste mês, exclusivamente no site da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

O processo seletivo para o preenchimento das vagas - distribuídas entre Recife, Garanhuns e Salgueiro - consiste em etapa única de avaliação curricular dos candidatos. Cada uma das três turmas terá duração de 13 meses, sendo 304 horas de aula presencial e 76 horas de atividades de dispersão. O início dos encontros está previsto para agosto. As aulas serão divididas em 12 módulos e os alunos deverão defender seus trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Leia também:
Sisu ofertará 59 mil vagas no segundo semestre
Novas regras para concursos públicos começam a vigorar


Cada candidato deve se inscrever na Gerência Regional de Saúde (Geres) onde atua. Para a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, com aulas no Recife, o discente deve atuar na I, II, III ou XII Geres. Para a formação com aulas em Garanhuns, no Agreste, a região de atuação do candidato deve ser IV, V ou VI Gerência. No Sertão, com aulas em Salgueiro, a área de atuação de trabalho do aluno deve ser na VII, VIII, IX, X ou XI Regional de Saúde. O aluno não poderá cursar a especialização em local diferente da sua turma de referência.

O edital está disponível no site da ESPPE ou no portal da SES-PE.

Datas
O resultado preliminar da seleção deverá ser divulgado no dia 25 de junho. Em seguida, os candidatos terão de 26 a 28 de junho para interpor recursos ao resultado preliminar. O resultado definitivo será publicado em 3 de julho, com convocação para matrícula no mesmo dia. As aulas ocorrerão às quartas, quintas e sextas, das 8h às 18h, uma vez por mês.

A especialização
O curso de especialização lato sensu em Saúde Pública busca formar sanitaristas de acordo com as diretrizes norteadoras do SUS, comprometidos com a transformação das condições de saúde a partir da formação em serviço na rede pública de saúde, de forma regionalizada e interdisciplinar.

A formação faz parte do projeto Nova Formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma Abordagem Interprofissional, que busca expandir a oferta dos cursos Lato sensu da área da saúde pública no Brasil, contribuindo para que a qualificação das práticas profissionais e de organização do trabalho nas instituições de saúde estejam alinhadas com os princípios e normas do SUS.

comece o dia bem informado: