Serviço do app Mensagens, do Google
Serviço do app Mensagens, do GoogleFoto: Google/Divulgação

O Google terá seu serviço de chat com recursos do Whatsapp sem o suporte das operadoras. O Serviço de Comunicação Rica (RCS Chat) é a evolução do SMS, e estará disponível inicialmente na França e no Reino Unido neste formato. 

Com recursos semelhantes a aplicativos como o Whatsapp, o serviço do Google será um aperfeiçoamento do serviço de mensagens já existentes no aparelho Android. É possível enviar mensagens, imagens, áudio, vídeo, arquivos e stickers para qualquer pessoa.

Leia também 

Google anuncia pontos de Wi-fi gratuitos em todo o Brasil
Retrospectiva inédita de Portinari é lançada pelo Google 

Outros recursos podem ser a criação de grupos e conversas pela rede Wi-Fi, além da visibilidade da leitura da mensagem (as famosas “setinhas” do Whatsapp).

O grande problema, no entanto, está na criptografia de ponta a ponta, que não existe no RCS. O Google afirma que as mensagens são apagada assim que chegam aos dispositivos.

Brasil

O serviço já deu seus primeiros passos no Brasil, mas com apoio de operadoras. A Oi, no início do ano, liberou o uso do RCS para parte dos aparelhos. No País, cerca de 20% dos clientes da operadora já possuem celulares que têm aporte para a utilização do serviço, exclusivo para o sistema Android. Basta ter o app Mensagens instalado. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: