Novas tecnologias optimizaram uso dos smartphones
Novas tecnologias optimizaram uso dos smartphonesFoto: Pixabay/Divulgação

Como seria um mundo atual sem Wi-fi, Bluetooth e até a Ethernet? Essas três tecnologias possibilitaram avanços na sociedade atual e só foram possíveis através de um projeto do Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE). Completando 40 anos em 2020, o IEEE 802, criado em 1980, foi feito visando o desenvolvimento da comunicação de dados entre dispositivos de redes locais e metropolitanas.

Há quatro décadas, a entidade criou um projeto para estabelecer uma série de especificações técnicas a fim de garantir a interoperabilidade de redes de computadores. De lá para cá, o IEEE 802 tornou possível o surgimento de tecnologias como Ethernet, Wi-fi e Bluetooth.

O projeto é fundamental para possibilitar a criação de uma arquitetura padrão para redes com o objetivo de facilitar a interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes. Por estimular a inovação e a concorrência entre os fabricantes, também contribui para que os preços aparelhos sejam acessíveis ao consumidor. A cada nova tecnologia emergente o IEEE cria um grupo de trabalho para realizar a padronização.

Atualmente o Brasil possui 420 milhões de aparelhos digitais ativos, entre smartphones, computadores, notebooks e tablet, como revela pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). São dois dispositivos por habitante, e que são afetados diariamente pela padronização.

Leia também:

Petrolina investe em 83 ônibus com acessibilidade e Wi-Fi para usuários da cidade
Google anuncia pontos de Wi-fi gratuitos em todo o Brasil
Foliões terão mais wi-fi gratuito no Bairro do Recife

Conheça um pouco mais de cada uma:

Ethernet

Em 1983, o comitê criou o padrão IEEE 802.3 voltado especificamente para a Ethernet, que possibilitou a conexão para rede locais baseado no envio de pacotes, permitindo o compartilhamento de arquivos, um grande avanço para a época. Até 2002, esse grupo de trabalho havia criado protocolos para a transmissão de 10 megabits por segundo (IEEE 802.3), 100 megabits/seg (Fast Ethernet/IEEE 802.3u), 1 gigabits/seg (Gigabit Ethernet/IEEE 802.3z) e 10 gigabits por segundo (10 Gigabit Ethernet/IEEE 802.3ae).

Wi-fi

Em 1990, IEEE instaurou o comitê 802.11 para definição de um padrão de conectividade sem fio para computadores e dispositivos. Sete anos depois, esse padrão foi aprovado, tornando-se uma das grandes novidades tecnológicas dos últimos anos: a rede Wi-Fi (Wireless Fidelity), uma linguagem de comunicação que permite aos dispositivos wireless manterem-se conectados. Ao longo dos anos, o comitê aprimorou essa tecnologia. Em 2004, criou a especificação 802.11i que aumentou a segurança, ao definir melhores procedimentos para autenticação, autorização e criptografia. Em 2012, foi aprovado o padrão IEEE 802.11ac, que opera com taxas nominais maiores que utilizam velocidade de até 1 Gbps.

Bluetooth

Em 1998, o IEEE criou o comitê 802.15 para padronizar uma tecnologia de radiofrequência universal para comunicação em fio a curtas distâncias e baixo custo, que seria conhecida por Bluetooth. O instituto atendeu a um pedido do Special Interest Group (SIG), formado por empresas como Ericsson, Motorola, Nokia, IBM e Microsoft. O padrão IEEE 802.15.1 foi aprovado em 2002.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: