Internet
InternetFoto: Issouf Sanogo / AFP

Usuários de internet no Japão já podem usufruir de uma conexão ultrarrápida a partir desta semana, já que as maiores provedoras passam a utilizar o serviço de tecnologia 5G online. Também estão sendo lançados smartphones compatíveis com a tecnologia 5G.

A gigante de telecomunicações NTT Docomo lançou nessa quarta-feira (25), em Tóquio, o primeiro serviço de 5G do país. A medida coloca o Japão no mesmo nível que os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a China.

Leia também:
Huawei instalará fábrica de equipamentos para rede 5G na França
Anatel aprova edital de 5G em que amplia faixas de frequências
Implementação do 5G só começa em 2022, diz ministro da Ciência

A nova tecnologia oferece trocas em alta velocidade de enormes quantidades de dados. Usuários podem baixar um filme completo de duas horas em apenas 3 segundos, em vez de 5 minutos que se leva utilizando uma rede 4G.

As provedoras rivais Softbank e KDDI – conhecida pela marca "au" no Japão – também darão início a serviços de 5G esta semana. A empresa Rakuten Mobile pretende se unir às demais a partir de junho.

O acesso a essas novas redes 5G estará limitado, de início, a determinadas áreas de grandes cidades, incluindo Tóquio, Osaka e Sapporo. A cobertura deve alcançar todas as províncias japonesas até março de 2021.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: