Computador
ComputadorFoto: Educa Mais Brasil

Em meio à pandemia do novo coronavírus, milhares de profissionais passaram a atuar em esquema home office. Especialistas em segurança da empresa de tecnologia HSBS, do Grupo Nagem, apontam que a utilização de redes criptografadas, as chamadas VNPs, são boas opções para o acesso aos dados da empresa durante o trabalho remoto.

De acordo com os especialistas, a utilização do modelo criaria uma espécie de túnel de comunicação seguro para compartilhamento de informações direto com a empresa. Eles pontuam também a importância em manter todos os softwares atualizados. O objetivo é ampliar a segurança no ambiente virtual.

Instalação de antivírus para garantir um acesso seguro à internet e proteger a máquina de arquivos maliciosos também é uma opção. Os antivírus funcionam como uma barreira de proteção para impedir que, através da navegação na internet, o usuário adquira algum arquivo malicioso ou entre em algum site perigoso. Os antivírus alertam ou até bloqueiam os sites, movendo automaticamente arquivos perigosos para uma área de tratamento da própria ferramenta que impede a instalação de arquivos maliciosos em computadores e notebooks, por exemplo.

Leia também:
Número de empresas adotam home office deve crescer 30% após pandemia
Empresa de tecnologia oferece treinamento gratuito para quem faz trabalho home office
Confira 5 dicas para não relaxar e manter o home office produtivo


Outra dicas dos especialistas é evitar guardar senhas em bloco de notas ou papeis em cima da mesa. De acordo com os profissionais, o ideal é sempre utilizar softwares que gerenciam senhas. Gerenciadores de senhas funcionam da seguinte maneira: o usuário cadastra uma senha principal (uma espécie de senha-mestre) e a utiliza para ter acesso as demais senhas, que estão criptografadas. Sendo assim, a senha principal é a única que precisa ser memorizada. Outra dica é evitar utilizar a máquina corporativa - no caso das pessoas que usam computadores da empresa em casa - para acesso a outras atividades que não estejam relacionadas ao trabalho.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: