O XC40 Recharge chega com um modelo elétrico no próximo ano ao Brasil
O XC40 Recharge chega com um modelo elétrico no próximo ano ao BrasilFoto: Divulgação

A Volvo Cars apresentou o seu primeiro carro totalmente elétrico, o SUV XC40 Recharge. O modelo tradicional já é um dos mais vendidos da montadora e chega agora com uma versão eletrificada, prezando por um design arrojado, recursos tecnológicos e sustentabilidade. A versão Plug-in Hybrid está prevista para ser lançada no primeiro semestre do próximo ano.

O XC40 Recharge virá com a adição de um trem de força totalmente elétrico, com tração nas quatro rodas, oferecendo um alcance de mais de 400 km (WLTP) com uma única carga e potência de 408 hp. Já a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos com um sistema de carregamento rápido.

Leia também:
Geely e Volvo lançarão nova marca de automóveis
Jimny Sierra: o novo SUV da Suzuki


O utilitário esportivo é o primeiro modelo da marca a caracterizar um novo conceito de linha de veículos eletrificados, que leva o nome de Recharge. A montadora criou a linha pensando no crescimento dos modelos elétricos em todo o mundo, e a Volvo Cars irá triplicar a capacidade dos veículos elétricos, e espera que os carros híbridos plug-in representem 20% das vendas em 2020.

O chefe de Design da Volvo Cars, Robin Page, destaca que adaptações foram feitas para tornar o modelo mais elegante. “Sem a necessidade de uma grade, criamos uma frente ainda mais limpa e moderna, enquanto a falta do escapamento faz o mesmo na traseira”, destacou.

Na dianteira, uma grade frontal exclusiva e coberta na cor da carroceria desperta uma identidade visual diferente no modelo. As alterações só foram possíveis pelo fato de o carro elétrico necessitar de menos fluxo de ar para refrigeração. A grade permite ainda a instalação de sensores para plataformas tecnológicas, como a ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista), com software desenvolvido pela Zenuity, joint venture da Volvo Cars e da Veoneer. A plataforma é um sistema de segurança que consiste em uma variedade de radares, câmeras e sensores ultrassônicos para auxiliar na condução.

O modelo é alimentado ainda pelo Android, sistema que oferece integração total do Android Automotive OS, a plataforma de código aberto do Google, com atualizações em tempo real de serviços. O Volvo Car Group é a primeira empresa que se uniu ao Google para integrar o sistema de infoentretenimento com Android, junto ao Google Assistant, o Google Maps e o Google Play Store embutidos.

O XC40 elétrico conta também com um compartimento de carga frontal especial localizado sob o capô, com cerca de 30 litros de espaço de carga extra, já que o motor elétrico ocupa menos espaço.

O interior do modelo novo conta com uma interface de motorista projetada exclusivamente para carros elétricos, para informar sobre a carga da bateria. Já o pacote de design de interiores apresenta detalhes de estilo esportivo, além de tapetes feitos de materiais reciclados.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: