Limpeza do veículo
Limpeza do veículoFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A recomendação das autoridades de saúde do mundo é que os cidadãos permaneçam em casa para evitar a propagação do coronavírus. Mas, se você precisa sair de casa para trabalhar em serviços essenciais ou para ir ao supermercado ou farmácia, e vai utilizar o carro, é fundamental ficar atento com o uso do veículo. As precauções podem evitar se contaminar e contaminar os outros.

Por isso, a Nissan indicou algumas ações que você pode fazer para proteger o carro, e dessa forma, proteger você e as pessoas.“O cuidado é fundamental como em outras situações do dia a dia e não se deve colocar a mão no rosto. Várias partes do automóvel costumam ser tocadas por muita gente, então, devem ser foco também de higienização”, explica Paulo Galvão, coordenador médico da Nissan do Brasil. Se apenas uma pessoa utiliza o veículo, já reduz a forma de contágio, mas, mesmo assim, e necessária a limpeza.

Afinal, o próprio motorista ou passageiros tocam em outras superfícies e podem levar o vírus para dentro do carro.As partes que merecem prioridade na limpeza são: volante; alavancas dos comandos na coluna de direção; alavanca do câmbio, mesmo as do tipo joystick; botões do console central e dos retrovisores; maçanetas internas e externas. Os apoios de mão no teto e coluna dianteira do carro, mais comuns em picapes, também precisam de atenção. Todas devem ser limpas com pano molhado com sabão neutro. É necessário ter atenção, limpar a superfície com muito cuidado e sem pressa. Os bancos e apoios de braços nas portas e entre os bancos são outros pontos de atenção na limpeza.

O álcool e, principalmente produtos químicos mais fortes, como água oxigenada, não são recomendados porque, de acordo com o material usado na peça do carro, pode danificá-las ao longo do uso.Outro ponto muito tocado pelas pessoas com os dedos das mãos são as telas das centrais multimídias.

Leia também:
Isolamento radical contra coronavírus pode salvar 1 milhão de vidas no Brasil, aponta estudo
Vale desembarca 500 mil kits para teste de coronavírus na segunda-feira  


A recomendação é que a tela seja limpa com um pano úmido com sabão neutro, sem estar pingando.O filtro do ar-condicionado é essencial para a qualidade do ar dentro do veículo. Se ele estiver muito impregnado, pode aumentar a concentração do vírus dentro do carro. Por isso, é importante fazer a manutenção e limpeza regular de acordo com as instruções do manual.

Tente evitar andar com o automóvel cheio de pessoas. Em carros que circulam passageiros, a orientação é andar com os vidros abertos para permitir a melhor ventilação do ambiente. Sempre que possível, é importante ter no carro álcool em gel 70% para higienização das mãos do motorista e dos passageiros que entrarem no carro.

Além dessas, outras recomendações essenciais para as pessoas são evitar tocar no rosto, evitar aglomerações, evitar encostar-se em superfícies de locais públicos e lavar as mãos depois que tocar em superfícies de ambientes fora de casa.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: