Economistas diminuem expectativa para o PIB em 2018

Previsão é de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 será de 1,5%. A projeção anterior previa expansão de 1,53%.

Produto Interno BrutoProduto Interno Bruto - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A expectativa para o crescimento econômico deste ano voltou a cair. Segundo pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira (16), a previsão é de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 será de 1,5%. A projeção anterior previa expansão de 1,53%.

Para 2019, a expectativa é mantida com o crescimento de 2,5% do PIB. Também nesta segunda, foi divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), com queda de 3,34% em maio sobre o mês anterior. O índice foi afetado pela paralisação dos caminhoneiros.

O indicador oficial da inflação, contudo, apontou para baixo. Segundo a pesquisa, a previsão de alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu para 4,15% em 2018, diante dos 4,17% da semana anterior. Para 2019, a expectativa continua em 4,10%.

Leia também:
Ipea prevê inflação maior e PIB menor para este ano
PIB caiu 0,4% no trimestre finalizado em abril, diz FGV
BC prefere não sinalizar próximos passos na definição da Selic
Com greve dos caminhoneiros, economia brasileira encolhe 3,34% em maio

Entre outros índices divulgados pela Focus, o dólar tem previsão de R$ 3,70 para este ano, enquanto as taxas de juros ficaram inalteradas. A expectativa é de que a Selic termina 2018 a 6,5%, podendo crescer até 8% em 2019.

Veja também

Empresas e Start-ups - Os Conselheiros dos novos tempos
Diplomacia Econômica

Empresas e Start-ups - Os Conselheiros dos novos tempos

Investidor precisa de mais diversificação para vencer a inflação, dizem analistas
Economia

Investidor precisa de mais diversificação para vencer a inflação, dizem analistas