Ecossistema de inovação da França é apresentado no Recife

Encontro ocorreu no Porto Digital, com representantes de startups e especialistas do setor

Porto DigitalPorto Digital - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco/arquivo

“Queremos fortalecer mais esse ecossistema, mostrando as oportunidades que existem na França para as startups do Brasil”. Foi assim que o cofundador da MOX Digital e Conselheiro da Câmara de Comércio França-Brasil no Rio de Janeiro, Xavier Leclerc, definiu um encontro no Porto Digital que apresentou o cenário de startups da França aos empreendedores pernambucanos.

O evento “Talk sobre ecossistema de inovação da Europa” contou com a presença de gestores de startups de Pernambuco. A escolha pelo país europeu se deu pelo crescimento de 33% da receita gerada pelas startups francesas entre 2016 e 2017, e pelo peso que a economia digital tem no PIB do país, onde chega a 5,5% e representa 25% do crescimento nacional, segundo a consultoria McKinsey.

Leia também:
Quer criar uma startup? Veja dicas e alertas de especialistas na área
É na crise que as startups mais se multiplicam

De acordo com Xavier Leclerc, conselheiro da câmara de comércio França-Brasil, é importante que as empresas pensem em uma atuação internacional focando também em outros polos de referência. “Muitas vezes as pessoas pensam somente nos Estados Unidos, na China e em Israel. Esses três modelos cada um tem sua particularidade, é muito complicado para o Brasil replicá-los. Quando se olha para a Europa, são muitos países que podem se assemelhar aos diversos ecossistemas do Brasil. Levaremos um grupo de até 15 pessoas para a França em 2020, onde irão encontrar executivos franceses, em uma espécie de intercâmbio”, contou.

Leclerc destacou também a atuação do Porto Digital como uma referência no mundo da tecnologia. “O Porto Digital é um exemplo interessante de como a academia se junto ao poder público e o setor privado podem fortalecer o ecossistema, criando conexões para criar empregos aos jovens da academia ficar em Recife trabalhando. A expectativa é fazer negócios e fortalecer relações que já existem”, disse.

O evento contou ainda com a presença do gerente de relações institucionais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Mauricio Laranjeira e o CEO da Edevo, Erick Fontenele Nybo.

Veja também

Ferreira Costa oferece cursos de pintura online e gratuitos
Oportunidade

Ferreira Costa oferece cursos de pintura online e gratuitos

Material de construção some e empresários já veem atrasos em obras
Economia

Material de construção some e empresários já veem atrasos em obras