Ecossistema de inovação da França é apresentado no Recife

Encontro ocorreu no Porto Digital, com representantes de startups e especialistas do setor

Porto DigitalPorto Digital - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco/arquivo

“Queremos fortalecer mais esse ecossistema, mostrando as oportunidades que existem na França para as startups do Brasil”. Foi assim que o cofundador da MOX Digital e Conselheiro da Câmara de Comércio França-Brasil no Rio de Janeiro, Xavier Leclerc, definiu um encontro no Porto Digital que apresentou o cenário de startups da França aos empreendedores pernambucanos.

O evento “Talk sobre ecossistema de inovação da Europa” contou com a presença de gestores de startups de Pernambuco. A escolha pelo país europeu se deu pelo crescimento de 33% da receita gerada pelas startups francesas entre 2016 e 2017, e pelo peso que a economia digital tem no PIB do país, onde chega a 5,5% e representa 25% do crescimento nacional, segundo a consultoria McKinsey.

Leia também:
Quer criar uma startup? Veja dicas e alertas de especialistas na área
É na crise que as startups mais se multiplicam

De acordo com Xavier Leclerc, conselheiro da câmara de comércio França-Brasil, é importante que as empresas pensem em uma atuação internacional focando também em outros polos de referência. “Muitas vezes as pessoas pensam somente nos Estados Unidos, na China e em Israel. Esses três modelos cada um tem sua particularidade, é muito complicado para o Brasil replicá-los. Quando se olha para a Europa, são muitos países que podem se assemelhar aos diversos ecossistemas do Brasil. Levaremos um grupo de até 15 pessoas para a França em 2020, onde irão encontrar executivos franceses, em uma espécie de intercâmbio”, contou.

Leclerc destacou também a atuação do Porto Digital como uma referência no mundo da tecnologia. “O Porto Digital é um exemplo interessante de como a academia se junto ao poder público e o setor privado podem fortalecer o ecossistema, criando conexões para criar empregos aos jovens da academia ficar em Recife trabalhando. A expectativa é fazer negócios e fortalecer relações que já existem”, disse.

O evento contou ainda com a presença do gerente de relações institucionais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Mauricio Laranjeira e o CEO da Edevo, Erick Fontenele Nybo.

Veja também

Dólar fecha em R$ 5,37 e tem maior queda em uma semana
BOLSA DE VALORES

Dólar fecha em R$ 5,37 e tem maior queda em uma semana

Governo celebra 20 anos de fundo que pode ser extinto por Guedes
fundos

Governo celebra 20 anos de fundo que pode ser extinto por Guedes