Energia

Eletrobras foca em energias renováveis

Gestor eleito da companhia energética, Wilson Ferreira Jr. visitou ontem o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro

Em reunião com a direção do Grupo EQM, Wilson Ferreira Jr. destacou projetos em energia solar e eólicaEm reunião com a direção do Grupo EQM, Wilson Ferreira Jr. destacou projetos em energia solar e eólica - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Eleito recentemente como presidente da Eletrobras pelo novo conselho de administração, Wilson Ferreira Jr. sonha em tornar a companhia uma das maiores do mundo. Apesar da sua posse na companhia estar marcada para até 20 de setembro, o executivo pretende assumir antes. Nesta quarta-feira (17), ele realizou uma visita de cortesia ao presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, e comentou os planos para o futuro da Eletrobras, que teve seu processo de privatização concluído em junho deste ano.

Dentro do planejamento previsto, o executivo destacou o investimento nas energias renováveis para fortalecer a matriz elétrica brasileira, principalmente solar e eólica, a modernização nas linhas de transmissão, e outros projetos previstos. O gestor ainda comentou sobre seu trabalho, desde fevereiro de 2021, à frente da Vibra Energia, empresa líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes.

“Foi uma surpresa para mim receber esse convite [de assumir novamente a Eletrobras]. É um convite que está junto a acionistas que aportaram recursos e com o próprio governo. É uma honraria. Eu, de alguma maneira, tive a ver com todos os projetos de leis que foram feitos, participei de cada um deles, inclusive o último que viabilizou, a privatização. Pensei que ali ainda tenho trabalho a fazer”, disse Ferreira Jr., que já comandou a Eletrobras de julho de 2016 a março de 2021.

Eduardo Monteiro ressaltou a importância da atuação do executivo nos setores de energia. “Nós estamos felizes de estar aqui e saber que o presidente Wilson tem relação com o nosso setor, afinal ele é presidente da principal distribuidora de combustível do Brasil. E ele vai para a Eletrobras com forte foco em energia renovável, e nós aqui fazemos etanol, o que é muito importante para o Nordeste”, afirmou o presidente do Grupo EQM.

Estavam também presentes na visita a esposa de Eduardo Monteiro, Cláudia Portela; o CEO da Experience Club Nordeste, André Farias; a diretora administrativa da Folha de Pernambuco, Mariana Costa; o diretor de novos negócios do Grupo EQM, Paulo Júlio; o assessor especial da presidência do Grupo EQM, Joni Ramos; a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos, e demais jornalistas do veículo de imprensa.

Energia renovável

O investimento nas energias renováveis é um dos focos da nova gestão. Dentro de um dos grandes projetos para as energias renováveis, a usina solar flutuante instalada em 2019 pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no reservatório de Sobradinho, é um dos importantes caminhos.

“No nosso caso, a solar tem a vantagem de ter os grandes reservatórios para poder colocar estrutura flutuante. Esse é o principal caminho. É o maior que tem no Brasil”, acrescentou o executivo.

Linhas de transmissão

Para viabilizar o crescimento das renováveis, o gestor comentou que será preciso investir em linhas de conexão para que a energia chegue às linhas de transmissão. “A gente vai com certeza poder modernizar o sistema de transmissão tradicional e ampliar as conexões para viabilizar o crescimento das fontes renováveis”, disse o executivo.

Na manhã desta quarta-feira (17), o gestor ainda participou de um evento promovido pelo Experience Club Nordeste, comandado por André Farias.

Evento promovido pelo Experience Club NordesteEvento promovido pela Experience Club Nordeste. Foto: Divulgação

Veja também

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
BOLSA FAMÍLIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Senado vota nesta quarta (24) projeto que autoriza governo a antecipar R$ 15 bi em despesas
BRASIL

Senado vota nesta quarta (24) projeto que autoriza governo a antecipar R$ 15 bi em despesas

Newsletter