Elon Musk

Elon Musk muda sede da SpaceX em disputa contra Delaware

Em janeiro, um juiz decidiu a favor de um acionista da Tesla, que solicitava a anulação de um plano de remuneração a Musk acordado em 2018

Elon MuskElon Musk - Foto: Mandel Ngan / AFP

Após perder uma ação judicial de 56 bilhões de dólares (278 bilhões de reais na cotação atual) relacionada à Tesla, Elon Musk iniciou uma disputa contra o estado de Delaware, de onde mudou a sede de outra de suas empresas, a SpaceX.

O tribunal Delaware Chancery Court (DCC), especializado em direito empresarial, é considerado um dos pilares do capitalismo nos Estados Unidos, já que é a jurisdição de quase dois terços das 500 maiores empresas o país.

Segundo dados deste estado do leste, cerca de 80% das aberturas de capitais foram registradas em seu território: as empresas confiam na experiência de seus magistrados e na estabilidade de seu sistema jurídico.

Mas uma recente decisão da DCC irritou Musk, que considera a corte um refúgio de advogados ultraortodoxos e juízes que interferem em seus negócios.

Em janeiro, um juiz decidiu a favor de um acionista da Tesla, que solicitava a anulação de um plano de remuneração a Musk acordado em 2018, que alcançava 56 bilhões de dólares.

A derrota de Musk o levou a mudar a SpaceX para o Texas, um dos raros estados, junto com Nevada, que tenta implantar um sistema legal passível de concorrer com Delaware.

"A SpaceX mudou de Delaware para o Texas", anunciou Musk na quarta-feira em sua rede social X.

Musk mudou também sua startup que fabrica implantes cerebrais, a Neuralink, para Nevada, onde instalou a sede da X após sua aquisição.

Também já havia transferido a Tesla da Califórnia para o Texas.

"Ótimo trabalho"
Primeiro estado a ratificar a Constituição dos Estados Unidos, Delaware e seus tribunais sempre desempenharam um papel central na indústria americana.

O DCC é "quase uma agência governamental", estabelecendo regras para as empresas, segundo Omari Scott Simmons, professor de direito da Universidade George Washington.

Pilar do empreendedorismo, é uma das instituições de referência no funcionamento interno das multinacionais americanas.

"Há algo muito curioso nos Estados Unidos, que faz com que ao criar uma empresa, é possível escolher quais leis serão aplicadas e qual tribunal será encarregado de sua aplicação", destaca Simon Lorne, vice-presidente e diretor jurídico da Millenium Management.

"A única alternativa seria uma legislação federal, mas acho que seria um erro para todo o sistema. Delaware fez um ótimo trabalho nos últimos 100 anos", acrescentou.

A jurisprudência do tribunal tem mais de 100anos e as empresas acatam as decisões do DCC. Além disso, os juízes não são eleitos como em muitos estados, nem nomeados por políticos, mas escolhidos por comissões apartidárias que consideram o seu conhecimento e formação, destaca Scott Simmons.

Veja também

Com mais de 25 mil vagas gratuitas em cursos, Governo de Pernambuco lança programa Qualifica PE
EMPREGABILIDADE

Com mais de 25 mil vagas gratuitas em cursos, Governo de Pernambuco lança programa Qualifica PE

Qual o melhor lugar para instalar o roteador do Wi-Fi em casa? Veja recomendações
tecnologia

Qual o melhor lugar para instalar o roteador do Wi-Fi em casa? Veja recomendações

Newsletter