A-A+

Em parceria com Porto Digital, Unicap abre curso de Sistemas para Internet

Com duração de dois anos e meio, o curso já estará disponível em 2020

O anúncio sobre os detalhes do curso foram apresentados ontem, em coletiva de imprensa no auditório da Softex, no Bairro do RecifeO anúncio sobre os detalhes do curso foram apresentados ontem, em coletiva de imprensa no auditório da Softex, no Bairro do Recife - Foto: José Britto/Folha de Pernambuco

O Recife é um grande polo de tecnologia que necessita de profissionais qualificados para preencherem as vagas em aberto. Por isso, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em parceria com o Porto Digital, está abrindo um curso de Sistemas para Internet.

Com duração de dois anos e meio, o curso já estará disponível em 2020 com mensalidade de R$ 828,05 (sujeito a reajuste). O curso é o segundo que o Porto Digital oferece em parceria.

Composto de 2160 horas, o curso é focado na construção de projetos que já iniciam no primeiro semestre. Tecnologia Web e Mobile; Inovação e Empreendedorismo e Inteligência Artificial serão algumas das habilidades que os alunos irão desenvolver. Ele será dividido em quatro eixos: Análise e Projetos de Sistemas de Software; Implementação de Sistemas de Software; Infraestrutura para Sistemas de Software e Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Pessoal.

Leia também: 
Por falta de qualificação, Porto Digital não consegue preencher mil vagas de emprego
Porto Digital lança chamada para empreendedorismo


O anúncio sobre os detalhes do curso foram apresentados nesta terça-feira (3), em coletiva de imprensa no auditório da Softex, no Bairro do Recife. De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o cenário de vagas nessa área é muito dinâmico. “Os projetos aparecem quando há mão de obra e na prática as empresas buscam onde tem gente qualificada. Se você preencher 500 vagas no outro dia tem mais 500”, ressalta Lucena.

“A grande questão é como fazer à capital pernambucana ser a maior formadora de mão de obra. Recife tem a maior quantidade per capita de alunos de tecnologia. Já é um diferencial e precisamos colocar ainda mais”, acrescenta.

Para o reitor em exercício da Unicap, Prof. Dr. Degislando Nóbrega a abertura do curso é uma inovação importante. “Temos consciência da relevância desse curso para questão da empregabilidade. Já temos retenção de jovem qualificados e vagas abertas e por isso queremos contribuir para formação desses jovens”, acrescenta. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Dr. Robson Cavalcanti, com a facilidade da internet, o curso ganhou uma nova dimensão. “Um profissional capacitado para desenvolver conteúdo voltado para essas plataforma está atualizado; [...] é uma necessidade de mercado”, ressalta.

Vagas
Ainda de acordo com Lucena, a Accenture fará uma grande contratação até o final do ano que vem. “Precisa ter mão de obra qualificada para que os empregos cheguem. A empresa está em processo de contratação muito rápido. A expectativa é expandir o quadro de 2,7 mil para 5 mil funcionários”, detalha.

Veja também

Produção de petróleo e gás no pré-sal é recorde em setembro
Mercado

Produção de petróleo e gás no pré-sal é recorde em setembro

Projeto destina 10% de vagas no Sine para mulher vítima de violência
Emprego

Projeto destina 10% de vagas no Sine para mulher vítima de violência