Visita

Embaixador da Argentina visita Pernambuco e reforça cooperação mútua com o Estado

Pernambuco é um dos principais destinos dos argentinos no Brasil e Paulo Câmara apresentou potencialidades do Estado na economia, cultura e turismo

Reunião com o embaixador da ArgentinaReunião com o embaixador da Argentina - Foto: Aluísio Moreira/SEI

O novo embaixador da Argentina, Daniel Osvaldo Scioli, visitou o Palácio do Campo das Princesas nesta quarta-feira (2). Recebido pelo governador do Estado, Paulo Câmara, o embaixador demonstrou vontade em intensificar os voos entre Argentina e Pernambuco, reforçar a parceria comercial com o Porto de Suape e firmar intercâmbio entre a TV pública local com a TV Pernambuco.

Na reunião, o governador apresentou ao novo embaixador as potencialidades do Estado nos polos automobilístico, gesseiro, de confecções e de fruticultura irrigada. Apontou, ainda, o Nordeste como região importante para negócios e investimentos e destacou a importância de parcerias que possam beneficiar o crescimento econômico, cultural e turístico de Pernambuco.

“Recebemos a visita do embaixador argentino no Brasil e tivemos a oportunidade de firmar entendimentos que buscam parcerias cada vez mais fortes entre Pernambuco, Nordeste e Argentina em áreas importantes, seja no aspecto econômico, seja na questão cultural ou no turismo. Já temos parcerias na educação, através do Programa Ganhe o Mundo, por exemplo. Então, foi uma conversa muito produtiva e, com certeza, vários frutos serão colhidos no futuro entre o povo de Pernambuco e o povo argentino”, ressaltou Paulo Câmara.

A parceria entre Argentina e Pernambuco já é bastante relevante para o turismo local. Porto de Galinhas, por exemplo, recebe cerca de 120 mil argentinos por ano, movimentando a economia da cidade. “Já existia uma cooperação excelente entre a Argentina e Pernambuco e, após a reunião, saímos ainda mais animados. Existe muito trabalho a ser feito, os desafios são grandes por conta da pandemia, mas tenho certeza que essa relação será ainda mais estreitada”, afirmou o presidente da Empetur, Antônio Peres Neves Baptista.

A visita do embaixador durante a retomada econômica foi vista como positiva em um momento de incerteza sobre o futuro e insegurança da população em viajar. “A retomada do turismo internacional vai ser mais lenta, mas a gente precisa estreitar as relações e fazer com que a gente retome essa pauta do turismo. Inclusive, teremos o jogo entre Brasil e Argentina no nosso Estado, que pode ajudar no retorno desses turistas para a região”, analisou Antônio Peres.

Mas a relação entre Pernambuco e Argentina não está restrita ao turismo. Atualmente, Suape tem conexão direta com o Porto de Zárate, a 90 quilômetros de Buenos Aires, capital argentina. O principal produto que chega a Pernambuco vindo da Argentina pelo Porto de Suape é o trigo com destino ao moinho da Bunge. Das 100 empresas argentinas que estão no Brasil gerando mais de US$ 8 bilhões de faturamento e 40 mil postos de trabalho, dez estão em terras pernambucanas.

Em 2017, houve a implantação da Câmara Brasil Argentina de Comércio, Indústria, Turismo, Cultura e Serviço (Cambrar), no Recife. A iniciativa se deu após os números positivos apresentados no ano anterior, quando US$ 1 bilhão foi movimentado na soma de importações e exportações entre Brasil e Argentina.

Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach; o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto; o chefe da Chancelaria Argentina no Brasil, Pablo De Angelis; o chefe da Seção Econômica da Embaixada, Rafael Perelmiter; o chefe da Seção Cultural da Embaixada, Juan Carlos D’Amico; e o cônsul geral da Argentina para o Nordeste, Alejandro Lastra.

Veja também

Vacina é a política econômica mais eficiente, diz presidente do Santander
Economia

Vacina é a política econômica mais eficiente, diz presidente do Santander

TCU aponta ilegalidade em uso de dinheiro do SUS para distribuir cloroquina e cobra Pazuello
Saúde

TCU aponta ilegalidade em uso de dinheiro do SUS para distribuir cloroquina e cobra Pazuello