carro voador

Embraer inicia testes de 'carro voador' usando helicópteros no RJ

A simulação vai utilizar helicópteros no trajeto entre a Barra da Tijuca e o aeroporto Rio Galeão

Empresas de transporte apostam em modelos VTOL veículos de decolagem e pouso verticalEmpresas de transporte apostam em modelos VTOL veículos de decolagem e pouso vertical - Foto: Divulgação/Embraer

A Eve, braço de mobilidade urbana da Embraer, vai iniciar no dia 8 de novembro testes para a operação do eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem), o "carro voador" da companhia com previsão de entrega para 2026.

A simulação vai utilizar helicópteros no trajeto entre a Barra da Tijuca e o aeroporto Rio Galeão. A experiência vai ocorrer até o dia 6 de dezembro, com seis voos diários.

A venda de passagens começou nesta terça-feira (26) pelo site da Flapper, plataforma independente para voos sob demanda, com preço a partir de R$ 99,90. Para participar, é preciso escolher o trajeto -Rio Galeão até a Barra da Tijuca ou vice-versa-, comprar o ingresso e embarcar no dia e local escolhido. A experiência ainda conta com uma simulação eVTOL por meio de realidade aumentada.


O objetivo será avaliar o ecossistema do UAM (Mobilidade Aérea Urbana) e os principais conceitos relacionados à experiência do que se planeja fazer no futuro com a a eVTOL.

"A simulação no Rio de Janeiro, uma das cidades com mais congestionamento no Brasil e no mundo, nos ajudará a levantar as reais necessidades dos usuários, parceiros e comunidade que irão se beneficiar das nossas soluções de mobilidade", disse André Stein, presidente-executivo da Eve, em nota.
A simulação será acompanhada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Empresas de transporte apostam em modelos VTOL (vertical take-off and landing), veículos de decolagem e pouso vertical, na tradução para o português). Tratam-se de veículos semelhantes a drones que poderão transportar pessoas no futuro.

Veja também

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito
Acredita

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Haddad diz que governo enviará só um texto de regulamentação da reforma tributária esta semana
Haddad

Haddad diz que governo enviará só um texto de regulamentação da reforma tributária esta semana

Newsletter