Empreendedores apostam em novos canais de venda para superar crise

Segundo pesquisa feita pela AD Diper, empreendedores estão buscando novas soluções para não ter prejuízo durante a pandemia do coronavírus

Jaime Alheiros destaca a importância de uma organização por parte dos empresáriosJaime Alheiros destaca a importância de uma organização por parte dos empresários - Foto: Eduardo Cunha/CCQ

As micro, pequenas, médias e grandes empresas instaladas em Pernambuco afirmaram que devido a crise do novo coronavírus, os empreendedores estão em busca de novas soluções para não deixar o negócio parado. Quase 60% deles apontam novos canais de venda como uma oportunidade para superar a as dificuldades e outros 22% apostam em novas tecnologias como aliadas.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), em parceria com a Prefeitura do Recife, Federações da Indústria (FIEPE), e do Comércio (Fecomércio) e da Câmara do Comércio Americano do Recife (AMCHAM), com mais de 500 empreendedores.

Leia também:
Jeep vai mobilizar recursos e estrutura no combate ao coronavírus em Pernambuco
Empresa suspendeu 700 contratos nas horas em que MP de Bolsonaro contra coronavírus estava valendo


O levantamento foi feito entre os dias 19 e 30 de março com 76% das empresas participantes instaladas na Região Metropolitana do Recife, 20,7% no agreste, 9,3% no sertão e 8,3% na zona da mata. Os segmentos que mais foram afetados segundo a pesquisa foram os de comércio e serviços, lazer, bebidas e confecções.

O estudo feito pela AD Diper revela ainda que os empresários olham com preocupação para este momento. 58,6% deles afirmaram ter tido uma queda de 75% na produção e comercialização dos seus produtos, o que afetou majoritariamente o fluxo de caixa e perda de receita das micro e pequenas empresas.

Os empreendedores acreditam ainda que a liberação de crédito pode ser uma boa alternativa para ajudar a superar o momento, cerca de 76,4% consideram essa a melhor solução proposta pelo setor público. Outros 70% apontam a redução da carga tributária como uma melhor saída, e 55,6% deles defendem a redução dos juros como incentivo as empresas.

Segundo o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, os empreendedores devem no momento fazer um direcionamento do que mais pode impactar na empresa no momento. “Será preciso redirecionar esforços no sentido de sobreviver para enfrentar o que ainda vem pela frente. De imediato, é prudente renegociar vencimentos com os credores, buscando uma suspensão temporária, ou parcelamento do montante devido. Procurar os gerentes dos bancos e conversar com os fornecedores quais são as opções nesse sentido é uma ação crítica e que precisa ser tomada imediatamente”, orienta.



Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Burger King convida 'Paulos Guedes' para nova campanha publicitária
Fast Food

Burger King convida 'Paulos Guedes' para nova campanha

Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
Combustível

Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras