Fertilizantes

Empresa de fertilizantes do Marrocos vai ampliar atuação no Brasil

Estatal pretende instalar unidade produtora de fosfato, diz ministério

Ministério da Agricultura, Agropecuária e AbastecimentoMinistério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento - Foto: Divulgação

A Companhia Office Chérifien des Phosphates (OCP), do Marrocos, pretende instalar uma unidade produtora de fosfato no Brasil. Nesta quinta-feira (22), uma comitiva com integrantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento esteve reunida com representantes da empresa estatal produtora de fertilizantes do Marrocos, que é a segunda produtora mundial do produto. O encontro ocorreu em Rabat, capital do Marrocos. 

Segundo o ministério, a intenção de ampliação da empresa marroquina contribui para o Plano Nacional de Fertilizantes, lançado em março para estimular a produção nacional de fostato e compensar a falta do produto devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, países que também estão entre os maiores produtores mundiais do fertilizante. 

Na avaliação do ministro da Agricultura, Marcos Montes, a visão da empresa está em sinergia com as metas do Brasil para a sustentabilidade e segurança alimentar mundial. 

“Temos essa responsabilidade conjunta, tanto essa empresa, que é detentora da maior reserva de fosfato do mundo, como o Brasil, que tem uma extensão de terra e tecnologia científica forte para produzir alimentos para o mundo”, disse Montes. 

O Marrocos possui cerca de 70% das reservas mundiais de rocha fosfática e é o maior fornecedor de fósforo para o Brasil. A estatal marroquina está em atuação no Brasil desde 2010 e tem sete escritórios no país. 

Veja também

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio
DÍVIDAS

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio

País cria 306.111 vagas com carteira assinada em fevereiro, diz Caged
BRASIL

País cria 306.111 vagas com carteira assinada em fevereiro, diz Caged

Newsletter