Economia

Endividamento das famílias em 2021 atinge o maior patamar em 11 anos, aponta CNC

Pesquisa mostra ainda que a procura por crédito é maior entre brasileiros com renda inferior a 10 salários mínimos

DinheiroDinheiro - Foto: Marcelo Casal / Agência Brasil

O endividamento das famílias brasileiras chegou a 70,9% em 2021, o maior nível em 11 anos. O nível atingiu patamar mais crítico no final do ano, com 76,3% em dezembro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio nesta terça.

Para famílias de menor renda, com orçamento de até 10 salários mínimos, o endividamento atingiu patamar recorte no último ano, de 72,1%, com aumento de 4,3 pontos percentuais ante 2020. Já para pessoas com renda superior aos 10 salários mínimos, a taxa chega a 66%, porém com aumento mais significativo, de 5,8 p.p..

Em 2021, apenas a região Centro Oeste registrou redução de endividamento familiar, ante 2020, com queda de 0,3 pontos percentuais. Os maiores aumentos foram registrados no Sudeste (5,9 p.p.) e no Sul (5,5 p.p.), que contabiliza a maior quantidade de pessoas contraindo dívidas, 83%.
 

Os números, segundo a CNC, mostram que os brasileiros estão recorrendo mais ao crédito para manter o consumo. Para o presidente do órgão, José Roberto Tadros, entre famílias com orçamento superior a 10 salários mínimos, o endividamento aumentou devido à demanda represada por serviços, e crescimento do uso do cartão de crédito.

"O processo de imunização da população possibilitou a flexibilizaçao da pandemia, refletindo no aumento da circulação de pessoas nas áres comerciais ao longo do ano, o que respondeu à retomada do consumo", afirma.

O crescimento da demanda por crédito, porém, não puxou para cima os números de inadimplência das famílias, que segundo a Peic, registraram leve queda contra 2020, de 0,3 p.p., e fechou 2021 em 25,2%.

O atraso no pagamento de contas ou dívidas seguia tendência de queda até maio de 2021, mas voltou a subir e fechou dezembro em 26,2% do total de famílias, patamar acima da média.

Entre as famílias que declaram não conseguirem pagar contas ou dívidas e, portanto, continuarão inadimplentes, houve contração de 0,6 p.p. entre 2020 e 2021, mas ainda representa um em cada dez brasileiros. O patamar, que oscilou em alta no primeiro semestre, acabou fechando o ano abaixo da média.

Com o indicador de atraso de contas crescendo nos últimos meses do ano passado, a economista Izis Ferreira, responsável pela pesquisa, acredita que o cenário deve se sustentar nos primeiros meses de 2022. Ela cita o enfrentamento de cenário adverso, com juros e inflação altos e dificuldade de recuperação do mercado de trabalho formal, aliados ao vencimento de despesas típicas do primeiro trimestre.

Veja também

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital
negócios

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital

Manutenção, seguro e ar-condicionado: confira seis dicas para reduzir suas despesas com o carro
VEÍCULOS

Manutenção, seguro e ar-condicionado: confira seis dicas para reduzir suas despesas com o carro

Newsletter