PESQUISA

Entraves ao desenvolvimento do Recife

Cerca de 58% dos entrevistados durante pesquisa destacaram que falta uma rede integrada de transportes no município como uma desvantagem

Prefeito ressaltou importância do levantamentoPrefeito ressaltou importância do levantamento - Foto: Jedson Nobre

 

Recife tem muito a melhorar quando se trata de competitivade em relação a outras capitais do País. Essa é a opinião de 68% dos entrevistados pela pesquisa sobre vantagens e desvantagens que interferem no desenvolvimento da capital pernambucana, realizada pela Amcham. A instituição ouviu 72 gestores e tomadores de decisão de organizações locais. O resultado do levantamento foi apresentado na última quarta-feira (18), na sede da Amcham, no Pina, durante o evento Recife Competitivo. Além de reunir os empresários dos setores de comércio e serviços, a ocasião contou com a participação do prefeito reeleito do Recife, Geraldo Júlio.

“Essa proximidade entre o público e privado é de extrema importância para ampliar essa discussão estratégica para o desenvolvimento da cidade”, revelou Geraldo Júlio.

De acordo com a pesquisa, cerca de 58% dos entrevistados destacaram que falta uma rede integrada de transportes no município como uma desvantagem, além de acreditarem que a cidade apresenta uma defasagem em relação a aspectos de infraestrutura. “Estamos aqui debatendo a cidade que precisamos, um local que diz respeito a todos os cidadãos e que ainda tem muito que ser feito especialmente no quesito mobilidade urbana”, declarou o consultor da TGI e conselheiro da Amcham, Francisco Cunha.

Entre as vantagens competitivas elencadas pelos entrevistados estão o Aeroporto Internacional dos Guararapes e o Porto de Suape. Ainda destacando como pontos positivos, 26% dos pesquisados apontaram como importante a instalação de grandes empresas na Região Metropolitana do Recife; e 27% a oferta de mão de obra qualificada.

Apesar de todos os problemas revelados como entraves para o desenvolvimento econômico da cidade, para 54% dos entrevistados, no entanto, as perspectivas de crescimento do ambiente de negócios da capital este ano é boa.

 

Veja também

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros
Taxas de importação

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

Especialista dá dicas para escolher um celular 5G
Tecnologia e Games

Especialista dá dicas para escolher um celular 5G