Estação de bombeamento da Transposição é acionada em Floresta

Construção da Transposição começou em 2007, com previsão de acabar três anos depois

A terceira estação de bombeamento (EBV-3) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Floresta, começou a operar após acionamento feito pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ontem. A estrutura impulsiona a água do Velho Chico por mais de 60,9 quilômetros rumo à Paraíba e Pernambuco. Durante o evento, Barbalho reafirmou a tese de cumprir prazos e antecipar o cronograma de entrega das águas do Projeto para a primeira semana de março, em Monteiro, Paraíba. A construção da Transposição começou em 2007, com previsão de acabar três anos depois.

“Nós estamos conseguindo antecipar prazos. O Brasil se acostumou a não cumprir com o planejado e esta obra é um exemplo disso. Nós estamos conseguindo marcar dia e honrar os compromissos”, afirmou o ministro Helder Barbalho, fazendo referência à gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em seu discurso, inclusive, Temer assegurou a inauguração, ainda em 2017, do Eixo Norte - que levará água para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, parte da Paraíba e de Pernambuco. O andamento da obra depende ainda da escolha da empresa para assumir a herança da Mendes Jr, que, após as investigações da Lava Jato, deixou o canteiro das obras. O Ministério da Integração informou que as propostas serão abertas na próxima quarta-feira. O edital foi lançado em dezembro de 2016. O ministro e equipes técnicas da Pasta fizeram também vistoria às estações de bombeamento EBV-5 e EBV-6 do Eixo Leste, em Sertânia.

Veja também

Aplicativo de malware usa oferta falsa da Netflix para controlar WhatsApp; vítimas já passam de 100
Tecnologia

Aplicativo de malware usa oferta falsa da Netflix para controlar WhatsApp; vítimas já passam de 100

Intenção de consumo das famílias volta a cair em abril
CNC

Intenção de consumo das famílias volta a cair em abril