TECNOLOGIA

Estudantes pernambucanos vencem Torneio de Robótica em São Paulo

Alunos do Sesi Ibura venceram a competição "Desafio de Inovação" durante edição especial do Torneio de Robótica

Rev Atom Rev Atom  - Foto: Divulgação/Sesi

Da Zona Sul do Recife para São Paulo: os estudantes pernambucanos José Alves, André Silva e Vinicius Batista, do Sesi Ibura, ganharam o prêmio “Desafio de Inovação” da edição especial do Torneio de Robótica da categoria First Tech Challenge (FTC), durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo. A equipe foi acompanhada pelo técnico Itallo Fonseca.

Os jovens representaram a equipe Rev Atom, que é integrada por seis estudantes do Sesi Ibura, mas, para essa edição do Congresso, apenas três competidores e um técnico de cada time podiam participar. 

Ao todo, 36 estudantes de nove estados participaram dessa edição especial do Torneio de Robótica. Na categoria FTC, os times projetam, constroem, programam e pilotam um robô de até 19 kg.

Na competição “Desafio de Inovação”, o time disputou individualmente em partidas de 1 minuto, em que os robôs precisavam fazer o maior número de pontos entregando as cargas nos locais corretos pelo modo teleoperado.

expectativa para esta edição especial era imensa, pois foi o primeiro ano em que a equipe participou de forma presencial: “Estávamos confiantes e animados e acho que essa confiança, aliada ao nosso trabalho, foram decisivos para conseguirmos esse prêmio. Agora, seguiremos ainda mais confiantes para o Torneio de Robótica oficial, que acontece no próximo mês de maio”, contou o técnico Itallo Fonseca, antecipando a participação do grupo no torneio que acontecerá na Bienal de São Paulo (SP).

A superintendente do Sesi-PE, Cláudia Cartaxo, comemorou a vitória da equipe pernambucana e destacou que o Torneio de Robótica é uma grande oportunidade de desenvolvimento para os alunos. "Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo ao investir em ações de tecnologia e inovação nas nossas escolas, com a inserção da robótica no dia a dia deles, pois, além de aguçar a capacidade de inovação, desperta o interesse nas áreas de ciências, matemática e raciocínio lógico”, comemorou.

Veja também

IPC-Fipe sobe 0,46% na 3ª quadrissemana de fevereiro, em leve desaceleração ante 2ª prévia
BRASIL

IPC-Fipe sobe 0,46% na 3ª quadrissemana de fevereiro, em leve desaceleração ante 2ª prévia

Concurso da Caixa 2024: veja como serão as provas para ensino médio e superior
Concursos

Concurso da Caixa 2024: veja como serão as provas para ensino médio e superior