Economia

EUA não vão mais apoiar o ingresso do Brasil na OCDE, diz agência

Ele acrescentou que os Estados Unidos apoiam só a Argentina e a Romênia

Bandeira dos EUABandeira dos EUA - Foto: YouTube

O governo dos Estados Unidos não vai mais apoiar o Brasil para o ingresso na Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), diz a agência de notícias Bloomberg.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, rejeitou o pedido de discutir a entrada do Brasil no clube dos países mais ricos do mundo de acordo com uma carta que foi enviada ao secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, no dia 28 de agosto e a que a Bloomberg teve acesso.

Mike Pompeo acrescentou que os Estados Unidos apoiam só a Argentina e a Romênia. Segundo fontes do governo, a indicação da Argentina não é novidade. Desde os primeiros contatos da gestão de Jair Bolsonaro, os auxiliares do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixaram claro que a Argentina seria o país indicado
pelos americanos.

Leia também:
Diplomata teria sido impedido de testemunhar na investigação contra Trump
EUA e China irão retomar negociações comerciais


A Romênia é uma indicação dos europeus. Há 40 dias, dizem pessoas ligadas à equipe econômica, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi informado por um representante do governo americano de que a indicação da Argentina ocorreria em breve.

Em março deste ano, o presidente Trump afirmou publicamente que endossaria a campanha brasileira para o ingresso na OCDE. Em troca de obter o apoio dos Estados Unidos, o Brasil prometeu abrir mão de seu "tratamento especial e diferenciado" na  Organização Mundial de Comércio (OMC), que dá ao país maiores prazos em acordos comerciais e outras flexibilidades.

Uma das medidas efetivamente adotadas pelo governo brasileiro foi elevar para 750 milhões de litros, ante 600 milhões anteriormente, a cota para importações anuais de etanol sem tarifa. A medida vigorará por 12 meses e foi comemorada pelo presidente americano, Donald Trump, já que os Estados Unidos são os principais exportadores de etanol para o Brasil.

Veja também

Funase abre seleção para 271 vagas de agentes socioeducativos; salário é de R$ 1.584
SELEÇÃO

Funase abre seleção para 271 vagas de agentes socioeducativos; salário é de R$ 1.584

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
BRASIL

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Newsletter