Logo Folha de Pernambuco

CRISE CLIMÁTICA

Eventos climáticos estão arruinando fundações de economias e são ameaças, diz presidente do BCE

Lagarde cita que, independentemente, as mudanças climáticas transformarão as sociedades, o que reforça a necessidade de adaptação e resiliência

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE)Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) - Foto: Saul Loeb/AFP

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que eventos climáticos extremos, como inundações e secas, estão arruinando as "fundações de nossas economias" e a base da sobrevivência econômica, em artigo publicado no site do BCE nesta terça-feira, 12. Segundo ela, as mudanças climáticas são "ameaças" às economias.

"Precisamos urgentemente desbloquear todas as fontes possíveis de capital, em velocidade e escala, e colocar em prática as condições regulatórias para financiar nosso futuro verde e preservar a natureza", menciona a dirigente em texto.

Lagarde cita que, independentemente, as mudanças climáticas transformarão as sociedades, o que reforça a necessidade de adaptação e resiliência.

Para ela, mesmo nos cenários mais otimistas, os governos precisarão fornecer ajuda. "No entanto, olhando para o investimento para adaptação climática, a lacuna de financiamento está aumentando", explica. "Para garantir nossa sobrevivência econômica, precisamos investir em nosso futuro verde e resiliente", escreve.

 

Veja também

Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
câmbio

Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar

Tribunal nega pedido do TikTok para suspender proibição nos EUA prevista para 19 de janeiro
TECNOLOGIA

Tribunal nega pedido do TikTok para suspender proibição nos EUA prevista para 19 de janeiro

Newsletter