Coronavírus

Eventos sociais e culturais retomam a partir desta segunda-feira (28) em Pernambuco

Governo do Estado liberou o retorno dessas atividades com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço, o que for menor

Sala de cinemaSala de cinema - Foto: Pixabay

Um novo passo foi dado com a liberação para a retomada gradual dos eventos sociais (como batizados e casamentos) e os culturais (como apresentações, cinemas e teatros). É que esse avanço permite que novas atividades sejam reabertas no Estado, até então totalmente fechadas devido ao contágio em alta da Covid-19. A partir de hoje, o Governo de Pernambuco libera a volta desses eventos na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zonas da Mata Sul e Mata Norte, além da Gerência Regional de Saúde (Geres) 4, que tem Caruaru, no Agreste, como cidade polo. Assim, essas regiões são as primeiras a entrarem na Etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19. Neste primeiro momento, essas atividades só poderão ser realizadas com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço (o que for menor), além de horário limitado das 6h às 00h.

Empresa de gestão de venda de ingressos para eventos culturais, a Bilheteria Digital começou a trabalhar para planejar a volta de eventos em breve. “Para até 100 pessoas, inviabiliza alguns formatos de eventos, mas sabemos que foi um pontapé inicial para não perder o controle da pandemia. A perspectiva é de surgir eventos no decorrer de outubro em mesas e públicos sentados, como shows em teatros e apresentações culturais. Depois, daqui a um mês, teremos opções mais apropriadas para realizar”, disse o diretor comercial da Bilheteria Digital, Rosemberg Lima.

A presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos Regional de Pernambuco (Abeoc-PE), Tatiana Marques, disse que a partir de agora os profissionais do setor vão começar a se preparar. “Ainda não representa melhora no faturamento porque os eventos ficaram sete meses parados. Mas é um alívio porque é a certeza de que as pessoas podem estudar o protocolo, preparar e treinar as equipes. Os clientes estavam sem querer planejar seus eventos e agora já temos noivas, por exemplo, dando o aval para retomar a preparação da festa de casamento”, comentou Tatiana.

Em relação aos cinemas dos shoppings centers, a Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Apesce) informou que, a partir de hoje, a maioria desses cinemas devem fazer a manutenção, sinalização e outros ajustes pedidos pelo governo. Nenhum informou oficialmente a data de retorno, mas alguns sinalizaram a volta para a quinta-feira.

A partir de hoje também, as Geres 9 e 10, com cidades polo em Ouricuri e Afogados da Ingazeira, respectivamente, no Sertão, vão poder avançar para Etapa 8 do Plano. Isso permite a reabertura de museus e espaços de exposição, além da ampliação de 100% da carga para os serviços de escritórios. As regiões que não tiveram avanços hoje vão continuar na Etapa que já estão, a de número 8. Com essas duas Geres do Sertão entrando na Etapa 8, todo o Estado se encontra na fase verde, que antecede o chamado “novo normal”.

Daqui para frente, as previsões são de avanços para as Etapas 9, 10 e 11, a depender dos números de contágio em cada região. Se os dados da Covid-19 seguirem com tendência de queda, todas as cidades do Estado estarão na Etapa 11 até o dia 9 de novembro. O Governo informou que a Etapa 10 prevê a ampliação dos eventos corporativos, sociais e culturais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor, e a Etapa 11 é quando todas as atividades voltam a funcionar com cargas específicas, o considerado “novo normal”.

Veja também

Guedes assina acordo para financiamento de exportações americanas que pode chegar a US$ 1 bi

Guedes assina acordo para financiamento de exportações americanas que pode chegar a US$ 1 bi

Ministério da Infraestrutura inicia fusão de estatais
Industria

Ministério da Infraestrutura inicia fusão de estatais