Logo Folha de Pernambuco

Economia

Ex-presidente do BC defende reformas

Gustavo Franco criticou o regime tributário brasileiro e o excesso de encargos aos empresários. "A gente tem que mudar o País" apoiou

Gustavo Franco participou de evento que marcou parceria da Finacap com a Guide Gustavo Franco participou de evento que marcou parceria da Finacap com a Guide  - Foto: José Britto/Folha de Pernambuco

“É ótimo que tenha se retomado essa pauta de reformas”. Foi assim que o ex-presidente do Banco Central e sócio fundador da Rio Bravo Investimentos, Gustavo Franco, definiu uma forma de recuperação econômica para o Brasil, e falou ainda sobre as perspectivas econômicas e reformas em um novo ambiente político. O empresário comentou também sobre as consequências da alta da taxa Selic e como isso pode beneficiar os investidores institucionais beneficiando o pagamento de aposentadorias.

De acordo com Gustavo Franco, ser empresário no Brasil é um grande desafio e criticou o regime tributário do País. “Eu sou um otimista, se não fosse não estava aqui e nem seria empresário, porque ser empresário no Brasil é quase que uma maldição, por ter que aprender o sistema tributário brasileiro, tomar dinheiro emprestado na taxa de juros do Brasil. A gente tem que mudar o País para que seja bom ficar aqui, ganhar dinheiro do jeito certo e voltar a crescer”, disse.

Leia também:
Finacap anuncia parceria com a Guide em visita à Folha de Pernambuco
Mercado financeiro reduz estimativa para inflação e taxa Selic em 2019


O ex-presidente do Banco Central aponta que as reformas podem fazer com que o Brasil retome o crescimento, mas que é preciso dar atenção para a abertura para o mercado internacional. “As reformas podem contribuir muito. É ótimo que tenha se retomado essa pauta de reformas, conseguimos algum crescimento com o que foi feito anteriormente dos governos petistas, e até que acabou a herança. Todas as reformas possíveis e importantes de alguma maneira já apareceram no radar, mas a abertura para o mercado internacional com baixa de tarifas, mais importação ainda não”, destacou Franco.

Quanto à redução da taxa de juros, a Selic, o Gustavo Franco destaca que pode trazer benefícios para o mercado de investimentos. “Agora para ter o mesmo tipo de rendimento vai precisar correr risco, ir para bolsa, procurar produtos diferentes, com um pouco mais de risco, que é bom para o mercado de capitais, para as casas de produtos”, apontou.

A participação do ex-presidente do Banco Central se deu durante um evento da Finacap Investimentos, onde foi feito o anúncio da parceria com a Guide Investimentos. Na ocasião, estiveram presentes o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, o sócio da TGI Consultoria e Gestão, Francisco Cunha, entre outros.

Para o Sócio-Diretor da Finacap, Aristides Bezerra, a parceira é importante pelo fato de que a Guide é uma corretora com a segunda maior rede de agentes autônomos do mercado. “Estamos legitimando essa parceria em um processo de planejamento pensando no nosso futuro, entramos em um processo operacional agora, e é para entrar em uma nova etapa de crescimento”, contou.

Veja também

Newsletter