Facebook começa teste para ocultar número de curtidas na Austrália

Modificação tem por objetivo aliviar em certa medida a pressão social derivada da necessidade de obter a aprovação dos demais

FacebookFacebook - Foto: Pixabay

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (27) que começou a ocultar o número de curtidas nas publicações em sua rede na Austrália, uma medida experimental para aliviar a "pressão" que pode ser ampliada para escala mundial. Os usuários australianos não conseguem mais ver o número de "likes" de uma publicação nem a quantidade de vezes que um vídeo foi assistido na rede social.

Apenas o autor da publicação sabe quantas pessoas apreciaram. "Não queremos que (os usuários do) Facebook se sintam competitivos", explicou a rede social em um comunicado. "É um teste para estudar como as pessoas reagem a este novo formato", destacou o Facebook, que pretende "aprender com a experiência" para decidir se a ideia será ampliada.

Leia também:
Seguindo o Instagram, Facebook poderá ocultar contagem de likes
Instagram começa testes para esconder número de curtidas no Brasil

A importante modificação tem por objetivo aliviar em certa medida a pressão social derivada da necessidade de obter a aprovação dos demais e concentrar a atenção mais na própria publicação do que em sua popularidade.

Mais de um bilhão de pessoas utilizam o Facebook em todo o mundo. A rede social é acusada de ter um impacto na saúde mental, especialmente entre os jovens. O teste acontece quase três meses depois da adoção da mesma medida no Instagram.

Veja também

STF invalida leis que regulamentam imposto sobre heranças
Economia

STF invalida leis que regulamentam imposto sobre heranças

Secretário Lucas Ramos anuncia compra de software para monitoramento da vacinação
PERNAMBUCO

Secretário Lucas Ramos anuncia compra de software para monitoramento da vacinação