Economia

Faturamento da indústria cai 4,8% em março, diz CNI

As horas trabalhadas na produção recuaram 1,8%, caindo para o menor nível da série histórica, e o emprego industrial caiu 0,7% nesse período, a maior queda mensal desde 2016

IndústriaIndústria - Foto: Pexels

O faturamento real da indústria caiu 4,8% em março em relação a fevereiro de 2020, mostra a pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em resposta à queda do faturamento as empresas reduziram o ritmo de operação, levando à queda das horas trabalhadas e, consequentemente, da utilização da capacidade instalada, diz a confederação.

As horas trabalhadas na produção recuaram 1,8%, caindo para o menor nível da série histórica, e o emprego industrial caiu 0,7% nesse período, a maior queda mensal desde 2016. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou 2,5 pontos percentuais, para 76%, percentual bem próximo dos 75,9% registrados em maio de 2018, durante a paralisação dos caminhoneiros.

Leia também:
CNI debate se Covid-19 é doença ocupacional
Mercado financeiro prevê queda de 4,11% na economia este ano
Maia rebate discurso de Guedes e diz que congelar salário não significa economia real


“Os resultados refletem os impactos da pandemia do coronavírus na indústria. Na segunda quinzena de março ocorreu o endurecimento das medidas de distanciamento social e o consumidor parou ou reduziu suas compras. Essa queda da demanda teve reflexos imediatos no faturamento”, diz o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, em nota.

Segundo a CNI, os indicadores mostram também que a massa salarial paga aos trabalhadores aumentou com indenizações das demissões decorrentes da crise. A massa salarial teve expansão de 2,2% em março comparado a fevereiro. Na comparação de março deste ano com o mesmo mês de 2019, o crescimento ficou em 2,1%.

Veja também

Alemanha manda Tesla fazer recall de veículos por falha no sistema de emergência
Recall de veículos

Alemanha manda Tesla fazer recall de veículos por falha no sistema de emergência

Receita alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix
Golpe

Receita alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix