Fávaro: expectativa é finalizar acordo Mercosul-UE até março, após análise dos Parlamentos
"O acordo Mercosul-União Europeia está avançando pela dedicação do presidente Lula", disse ministro da Agricultura
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (4) em entrevista coletiva, que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia está avançando "a passos largos" e pode ser concluído até março de 2026, após a tramitação nos Parlamentos dos países envolvidos.
Segundo ele, o processo de formalização definitiva segue em curso com apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
"O acordo Mercosul-União Europeia está avançando pela dedicação do presidente Lula", afirmou Fávaro, ao comentar o estágio atual das tratativas.
Leia também
• Fávaro: expectativa é de redução de restrição comercial ao frango brasileiro ao fim dos 28 dias
• Às vésperas da visita de Lula, agricultores franceses pressionam Macron a barrar Mercosul-UE
• Vamos discutir Ucrânia, Gaza e acordo Mercosul-UE, diz Lula sobre reuniões na França
De acordo com o ministro, o texto está atualmente em fase de tradução, o que deve ocorrer até julho. "O rito para formalização definitiva caminha a passos largos", reforçou.
Fávaro destacou que, após a tradução, o documento vai para análise e aprovação dos Parlamentos dos países do bloco sul-americano e europeu. "A expectativa é finalizar o acordo até março de 2026", disse o ministro.
Ele voltou a afirmar que o tratado é uma oportunidade para ampliar mercados para o agronegócio brasileiro, especialmente em um momento em que o país busca diversificar destinos e fortalecer sua presença internacional.

