Censo

Fernando de Noronha firma parceria com o IBGE para a realização do Censo

Passados 12 anos do último Censo em Noronha, em 2010, a pesquisa vai atualizar as informações socioeconômicas da população

Fernando de NoronhaFernando de Noronha - Foto: Bruno Lima - MTUR/Divulgação

Uma parceria entre a administração de Fernando de Noronha e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai permitir uma melhor logística na realização do Censo Demográfico em 2022, que será realizado entre os meses de setembro e outubro no arquipélago. 

Passados 12 anos do último Censo na Ilha, em 2010, a pesquisa vai atualizar as informações socioeconômicas da população, de infraestrutura, aspectos habitacionais, condições de vida das pessoas, entre muitos outros aspectos sociais, por meio de entrevistas com moradores. 

O Censo tem por objetivo mostrar a realidade do distrito, assim como em outros municípios brasileiros, informando também o número de habitantes de cada localidade.


 
O Censo Demográfico de 2010, último levantamento oficial do órgão, indicou que Noronha contava com 2.630 habitantes, embora o Controle Migratório da ilha aponte atualmente 4.700 moradores, sendo 3,8 mil adultos. 

Pelos dados oficiais do IBGE, a população era formada de maioria branca, com as mulheres representando o maior percentual geral. Pessoas com idade entre 5 e 54 anos eram a maioria entre os cidadãos noronhenses, seguidos do grupo entre 55 a 89 anos. A renda dos ilhéus na ocasião girava entre um e dez salários mínimos.
 
Para o superintendente de Desenvolvimento Social da Administração,Vitor Bahia, o Censo é o principal instrumento para o levantamento e organização de informações que fomentam as políticas públicas no Brasil. A informação, segundo ele, é imprescindível para a gestão pública. “Nesse sentido, o Censo 2022 é de extrema importância para a gestão da Ilha e para a população noronhense, que terá suas informações atualizadas de maneira mais robusta e eficaz”, afirma. 

O IBGE pode contar com a Administração da Ilha, em nome do administrador Guilherme Rocha, que já disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a realização do trabalho dos recenseadores em Fernando de Noronha, acrescentou o superintendente. 

Veja também

Detran-PE prorroga até 31 de julho prazo para substituição de placas perdidas durante alagamentos
FMotors

Detran-PE prorroga até 31 de julho prazo para substituição de placas perdidas durante alagamentos

Novo Audi Q5 chega como primeiro híbrido da marca no país por R$ 413.990
FMotors

Novo Audi Q5 chega como primeiro híbrido da marca no país por R$ 413.990