Turismo

Fernando de Noronha limitará quantidade de voos por semana

A princípio, serão permitidos sete voos por semana. Essa quantidade passará por reajustes em intervalos de 30 dias

Aeroporto de Fernando de NoronhaAeroporto de Fernando de Noronha - Foto: Divulgação/Adm. de Fernando de Noronha

Começa no próximo sábado (10) o novo protocolo para o turismo em Fernando de Noronha. Por causa da reabertura da ilha, que agora poderá ser acessada por qualquer pessoa que fizer teste de Covid-19, um novo regulamento sobre voos foi publicado em portaria do Diário Oficial do Estado de sexta-feira (2). 

Segundo o texto, as companhias aéreas deverão limitar a quantidade de voos para controlar o fluxo de chegadas e saídas no Aeroporto Governador Carlos Wilson. A princípio, serão permtidos sete voos por semana. Essa quantidade passará por reajustes em intervalos de 30 dias. A partir de 10 de novembro, o limite aumenta para 17 voos semanais. E em 10 de dezembro, sobe para 24 voos. 

A Administração de Fernando de Noronha defende que a medida busca "cuidar da saúde da população e dos próprios turistas". As companhias aéreas também precisarão obedecer o quantitativo de voos para os dias da semana. Nas segundas, terças, quartas-feiras e sábados, serão permitidos três voos diários, no máximo.

Nas quintas e sextas-feiras, além do domingo, a quantidade máxima sobe para quatro. Voos extras poderão ser liberados em novembro, mas sem desrespeitar o limite anual de entrada de visitantes estabelecido no plano de manejo da ilha, de 2017.

Todas as determinações de limites de voos foram tomadas em comum acordo entre a Administração da ilha, Gol e Azul - companhias que operam os voos para Noronha. 

O administrador da ilha, Guilherme Rocha, destaca que tudo foi estudado para respeitar o plano de manejo de Fernando de Noronha. "Estamos tendo o maior cuidado com esse retorno do turismo. Graças a Deus não temos casos de óbito por conta do Covid-19 na ilha. Estamos controlando os casos que surgem e vamos manter esse controle. Ao seguir essas novas medidas, também estamos visando a preservação do meio ambiente", declarou.

Veja também

Quase 200 mil receberão novo lote do auxílio emergencial nesta quinta
Economia

Quase 200 mil receberão novo lote do auxílio emergencial nesta quinta

Estoque do Tesouro Direto cresce 5,13% em 2020, anuncia Ministério da Economia
Economia

Estoque do Tesouro Direto cresce 5,13% em 2020, anuncia Ministério da Economia