Saque do FGTS

FGTS calamidade: trabalhadores de Olinda e Cabo podem pedir saque; veja lista de cidades habilitadas

Trabalhadores residentes nos municípios e que tenham sido afetados pelas chuvas com endereços mapeados pela Defesa Civil podem solicitar até R$ 6.620 disponibilizados

FGTSFGTS - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal habilitou mais duas cidades de Pernambuco para o saque calamidade pública do FGTS: Olinda e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Trabalhadores residentes nos municípios e que tenham sido afetados pelas chuvas com endereços mapeados pela Defesa Civil podem solicitar até R$ 6.620 disponibilizados.

Nas duas cidades, os moradores das áreas afetadas podem solicitar o saque até 28 de agosto. A liberação pode ser solicitada à Caixa por meio do aplicativo FGTS. É necessário possuir saldo positivo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. 

Além de Olinda e do Cabo, a Caixa já habilitou os seguintes municípios no Estado:

- Recife
- Jaboatão dos Guararapes
- Camaragibe
- Paulista
- Macaparana
- São José da Coroa Grande
- Timbaúba

Nessas outras cidades, também vale o prazo de solicitação até 28 de agosto.

De acordo com a Caixa, a documentação completa prevista na regulamentação legal para habilitação ao saque do FGTS por motivo de desastre natural deve ser apresentada pelos municípios afetados pelas fortes chuvas em Pernambuco - dezenas estão em estado de emergências por causa das fortes chuvas que atingem o Estado desde o fim de maio. 

A Caixa Econômica Federal informou que para a habilitação do saque é necessário que o município ou Estado decrete situação de emergência ou de calamidade pública. Além disso, o município deve apresentar à instituição bancária o Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e a declaração das áreas afetadas, elaborados pela gestão pública. 

“Tão logo a documentação seja apresentada à Caixa, os trabalhadores poderão solicitar o saque no aplicativo FGTS, de maneira totalmente digital”, comunicou a Caixa, por meio de nota.

A Caixa ainda esclareceu que está prestando orientações e suporte aos municípios afetados pelas fortes chuvas, com vistas à adoção das providências necessárias para habilitação e início do atendimento à população.

Após a Caixa receber a documentação dos governos, os trabalhadores podem dar entrada no saque através do aplicativo do FGTS, na opção Saque Digital, sem necessidade de ir pessoalmente a uma agência da Caixa.

Como solicitar o saque
Para solicitar o saque, é preciso anexar, no aplicativo do FGTS, foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. 

Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro, é preciso enviar também certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

Em seguida, o trabalhador deve selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Veja também

Alta na taxa de desemprego sucede passado recente favorável, diz coordenadora do IBGE
DESEMPREGO

Alta na taxa de desemprego sucede passado recente favorável, diz coordenadora do IBGE

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto
BRASIL

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto

Newsletter