Indústria

Fiepe e Neoenergia lançam programa para promover eficiência energética

Programa vai estimular que indústrias possam ter redução com energiaPrograma vai estimular que indústrias possam ter redução com energia - Foto: Divulgação

Com o objetivo de tornar o setor produtivo pernambucano cada vez mais competitivo, a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e a Neoenergia Pernambuco estão criando o programa de eficiência energética Mais Energia, Menos Custos. O projeto vai permitir que indústrias possam receber de forma gratuita um pré-diagnóstico, onde constará o perfil de consumo e estimativa de redução de desperdícios com a otimização do uso da energia elétrica no processo produtivo. Com o diagnóstico, as empresas poderão buscar os processos para ter melhor uso da energia.

A ideia do projeto é de atender indústrias dos mais diversos segmentos e regiões, portes, o que é preciso para aderir é ser uma consumidora do mercado cativo de energia elétrica. Além da Fiepe e da Neoenergia, o programa é feito também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai-PE) e o Sebrae-PE.

No caso das empresas de médio e grande porte, a adesão ao programa se dá por outra modalidade: contrato convencional. Para a adesão, as indústrias deverão acessar a página do programa pelo site: mkt.pe.senai.br/programa-de-eficiencia-energética.

Auxílio nos custos
O programa de eficiência energética foi criado em um momento de reajuste na bandeira tarifária de energia elétrica, o que impacta diretamente nos custos da atividade produtiva. Segundo o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, o programa vai permitir identificar o potencial de redução da energia.

“Nossa intenção é disponibilizar os dados necessários e trabalhar para encontrar soluções inteligentes, viáveis e rápidas para garantir o menor impacto possível da fatura de energia elétrica no orçamento dessas indústrias. Acreditamos que estaremos contribuindo diretamente para a manutenção das empresas e dos empregos gerados por elas, proporcionando um retorno mais célere do nosso cenário econômico aos patamares anteriores à pandemia”, disse.

Programa para garantir a eficiência
Com os dados do Mais Energia, Menos Custos, o empresário poderá viabilizar a elaboração de um projeto de Eficiência Energética. A partir disso, a micro e pequena indústria poderá contar com o subsídio de 70% do programa Sebraetec e pagará a contrapartida restante.

Veja também

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
BOLSA FAMÍLIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Senado vota nesta quarta (24) projeto que autoriza governo a antecipar R$ 15 bi em despesas
BRASIL

Senado vota nesta quarta (24) projeto que autoriza governo a antecipar R$ 15 bi em despesas

Newsletter