FEIRAS INTERNACIONAIS

Fiepe emite cartão que facilita a exportação temporária de bens

Quem tem o Ata Carnet pode despachar ou levar o produto sem entraves nem taxas

Encontro tratou sobre o movimento sindical na atualidade com participação de diversas entidades sindicaisEncontro tratou sobre o movimento sindical na atualidade com participação de diversas entidades sindicais - Foto: Vitor Gabriel/Abbc Comunicação

 

Empresários pernambucanos agora podem levar seus produtos com mais facilidade para feiras internacionais. É que a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) começou a emitir um cartão que libera a exportação temporária de bens sem complicações burocráticas nem cobrança de impostos.

O “passaporte das mercadorias” chama-se Ata Carnet e é aceito em 74 países. “É um como um passaporte porque facilita a circulação da mercadoria em amostra por diversos lugares do mundo como admissão temporária”, classificou o gerente de desenvolvimento empresarial da Fiepe, Maurício Laranjeira.

Ele explicou que, hoje, os empresários convidados para expor seus produtos em feiras internacionais precisam cumprir toda a burocracia necessária para a exportação de uma grande carga de produtos para levar apenas uma amostra da sua produção para o evento. Por isso, acabam gastando muito dinheiro e tempo para tentar buscar novos parceiros comerciais no exterior.

O Ata Carnet, por sua vez, facilita esse processo, liberando a circulação temporária de pequenas quantidades de mercadoria nos 74 países em que é aceito. “Quem tem o Ata Carnet pode despachar ou levar o produto sem entraves nem taxas. Basta mostrar o documento na entrada do país de destino”, contou Laranjeira. O cartão não admite operações de compra e venda.

“Vale para exportações de pequeno porte e sem fins lucrativos. Mas é vantajoso porque não taxa as mercadorias”, explica Laranjeira, dizendo que quem compra o cartão pode usá-lo quantas vezes quiser por um ano. O Ata Carnet é emitido na Fiepe e custa de R$ 442,97 a R$ 931,14, dependendo do valor da mercadoria segurada.

 

Veja também

PCR oferece 130 vagas em cursos profissionalizantes para participantes do Mãe Coruja
OPORTUNIDADE

PCR oferece 130 vagas em cursos profissionalizantes no Mãe Coruja

Bitcoin bate recorde de cotação ao superar 62.000 dólares
Economia

Bitcoin bate recorde de cotação ao superar 62.000 dólares