FEIRAS INTERNACIONAIS

Fiepe emite cartão que facilita a exportação temporária de bens

Quem tem o Ata Carnet pode despachar ou levar o produto sem entraves nem taxas

Encontro tratou sobre o movimento sindical na atualidade com participação de diversas entidades sindicaisEncontro tratou sobre o movimento sindical na atualidade com participação de diversas entidades sindicais - Foto: Vitor Gabriel/Abbc Comunicação

 

Empresários pernambucanos agora podem levar seus produtos com mais facilidade para feiras internacionais. É que a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) começou a emitir um cartão que libera a exportação temporária de bens sem complicações burocráticas nem cobrança de impostos.

O “passaporte das mercadorias” chama-se Ata Carnet e é aceito em 74 países. “É um como um passaporte porque facilita a circulação da mercadoria em amostra por diversos lugares do mundo como admissão temporária”, classificou o gerente de desenvolvimento empresarial da Fiepe, Maurício Laranjeira.

Ele explicou que, hoje, os empresários convidados para expor seus produtos em feiras internacionais precisam cumprir toda a burocracia necessária para a exportação de uma grande carga de produtos para levar apenas uma amostra da sua produção para o evento. Por isso, acabam gastando muito dinheiro e tempo para tentar buscar novos parceiros comerciais no exterior.

O Ata Carnet, por sua vez, facilita esse processo, liberando a circulação temporária de pequenas quantidades de mercadoria nos 74 países em que é aceito. “Quem tem o Ata Carnet pode despachar ou levar o produto sem entraves nem taxas. Basta mostrar o documento na entrada do país de destino”, contou Laranjeira. O cartão não admite operações de compra e venda.

“Vale para exportações de pequeno porte e sem fins lucrativos. Mas é vantajoso porque não taxa as mercadorias”, explica Laranjeira, dizendo que quem compra o cartão pode usá-lo quantas vezes quiser por um ano. O Ata Carnet é emitido na Fiepe e custa de R$ 442,97 a R$ 931,14, dependendo do valor da mercadoria segurada.

 

Veja também

Ministério diz que negocia novo Plano Safra 22,4% maior que anterior
plano safra

Ministério diz que negocia novo Plano Safra 22,4% maior que anterior

Eat Just produzirá carne artificial em grande escala com biorreatores gigantes
EUA

Eat Just produzirá carne artificial em grande escala