Financiadoras de créditos são interditadas no bairro de Afogados

As unidades estavam abertas sem possuir documentos para o funcionamento, nem mesmo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Sede do Procon-PE na rua Floriano PeixotoSede do Procon-PE na rua Floriano Peixoto - Foto: Reprodução/Google Maps

Três estabelecimentos que funcionavam como financiadores de crédito de forma irregular foram interditados durante operação do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-PE). A fiscalização fechou os estabelecimentos localizados todos no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, nessa segunda-feira (10). As unidades estavam abertas sem possuir documentos para o funcionamento, nem mesmo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

De acordo com o gerente de Fiscalização do Procon-PE, Roberto Campos, as atividades oferecidas pelas lojas era de concessão de crédito. “Os estabelecimentos apresentava opções de crédito pessoal e consignado, funcionando de forma autônoma sem qualquer documentação”, informou Campos. As lojas fechadas foram: a Agiplan, na Rua da Paz; a Facility, na Rua Motocolombo; e uma que não possuía nome, localizada no Edifício Antonio Ratacasso.

Ainda segundo Campos, para um funcionamento regular é preciso ter contrato firmado com financeiras. “Essa atividade precisa de autorização do Banco Central, vinculado a uma instituição financeira, que possa fiscalizar as empresas”, disse o gerente, ao complementar que nesses casos irregulares, o consumidor é penalizado. “O consumidor não tem acesso à identificação do estabelecimento, não sabe quem é o autor do contrato e, se for lesado, existe dificuldade para o Procon defender”, explica.

Leia também:
Procon interdita duas empresas que faziam empréstimos em Casa Amarela


As três financiadoras ficarão fechadas até se regularizarem, além disso, poderão ser multadas em valores desde R$ 1.050 a R$ 9,5 milhões. “O valor vai depender da gravidade, do porte da empresa”, disse Campos. No final de agosto, o Procon-PE já tinha interditado dois estabelecimentos no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife.


Veja também

Procenge abre inscrições para curso online de formação de consultores
Tecnologia

Procenge abre inscrições para curso online de formação de consultores

Volkswagen perde metade do lucro em 2020 pela covid-19
Economia

Volkswagen perde metade do lucro em 2020 pela covid-19