Logo Folha de Pernambuco
ECONOMIA

Folha Log reúne grandes nomes da Logística em evento nesta terça-feira (25)

Evento, no Novotel Recife Marina, no Centro da cidade, marcou também o lançamento da revista Folha Log

Na foto: Edmundo Gardolinski , diretor regional de operações do mercado livre Na foto: Edmundo Gardolinski , diretor regional de operações do mercado livre  - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (25), a Folha de Pernambuco reuniu empresários, especialistas, estudiosos e entusiastas do setor logístico para debater o tema “O futuro passa por Pernambuco” e ponderar as implicações das inovações e articulações dentro do ramo. 

O encontro aconteceu no Novotel Recife Marina, no Bairro do Recife, área central da cidade, e marcou também o lançamento da revista Folha Log.

Representando o jornal, estiveram presentes a vice-presidente da Folha de Pernambuco, Mariana Costa; o diretor executivo, Paulo Pugliesi; e o diretor operacional, José Américo Góis.

Para a vice-presidente da Folha de Pernambuco, Mariana Costa, o evento é uma iniciativa do jornal que carrega o propósito de impulsionar o desenvolvimento no estado.

“A Folha tem essa missão de discutir as pautas que influenciam o desenvolvimento do estado e proporcionar um ambiente para fomentar essas discussões. Isso é algo que acreditamos muito e, por isso, estamos lançando a revista que vai dar oportunidade para o público conhecer mais de tudo aquilo que envolve todo o sistema”, enfatizou. 

Na foto: Mariana Costa, Vice-presidente da Folha de PernambucoNa foto: Mariana Costa, Vice-presidente da Folha de Pernambuco// Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

De acordo com o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, o aumento nos índices de desenvolvimento em Pernambuco justificam o papel fundamental do setor de logística no estado.

"O setor de logística representa papel fundamental para Pernambuco continuar a ter esses índices de desenvolvimento que têm crescido, principalmente, no setor industrial. O seminário busca ouvir especialistas, ouvir do setor privado e do governo para falar das suas potencialidades, dos seus diferenciais, mas também das suas dificuldades, de forma a todo mundo congregar e trabalhar em prol desse segmento", pontuou.

O diretor operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Góis, chamou atenção ainda para a posição
privilegiada de Pernambuco como centro logístico do país e destacou a importância de reunir grandes players do mercado para debater sobre o desenvolvimento do setor.

"Pernambuco se destaca como um dos principais centros logísticos do país, não apenas pela sua localização geográfica estratégica, mas também pela diversidade de suas atividades empresariais. Isso nos leva à responsabilidade da Folha em reunir os principais atores do mercado logístico em nosso primeiro evento. A qualidade da audiência presente hoje confirma que estamos alcançando um público de alto nível", enfatizou.

Painel

Com patrocínio do Banco do Nordeste, de Suape e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o evento recebeu também o diretor Regional de Operações do Mercado Livre, Edmundo Gardolinski, que apresentou o painel "O crescimento do e-commerce e os desafios logísticos no Nordeste".

A mediação do painel foi conduzida pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Massimo Cadorin; o secretário de Planejamento de Pernambuco, Fabrício Marques; e a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos.

Com mais de 15 anos de experiência em empresas multinacionais, Gardolinski trabalha dentro das áreas de operações, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de negócios.

Entre os temas abordados durante o painel, o destaque foi para a mobilização logística do Mercado Livre com objetivo de atender ao público pernambuco com mais rapidez.
 

Na foto: Edmundo Gardolinski , diretor regional de operações do mercado livre // Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

“Aqui em Pernambuco, no Centro de Distribuição no Cabo de Santo Agostinho, nós somos já mais de 420 colaboradores, trabalhando em dois turnos , e a gente faz isso para conseguir diminuir o tempo de entrega e aumentar o sortimento disponível para as pessoas que estão aqui na região metropolitana do Recife, em Pernambuco e no Nordeste em geral”, destacou Gardolinski.

Segundo ele, o processo acontece por meio das ferramentas de inteligência artificial e mecanismos de tecnologia integrada. 

“Nós conseguimos fazer isso através de investimentos em logística e em tecnologia.
Os nossos sistemas conseguem, através de inteligência artificial e machine learning, entender quais são os produtos mais procurados pelo consumidor aqui de Pernambuco e trazer isso para o Centro de Distribuição do Cabo antes que a venda aconteça, para que quando o nosso cliente busque isso, esse produto já está muito mais perto dele, do que se ele estivesse na Central de São Paulo”, explicou.

  • Paulo Pugliesi e Mariana Costa abrem o evento
    Paulo Pugliesi e Mariana Costa abrem o evento
  • José Américo, diretor Operacional da Folha
    José Américo, diretor Operacional da Folha
  • Cadorin e Gardolinski
    Cadorin e Gardolinski
  • Secretário de Planejamento de Pernambuco, Fabrício Marques
    Secretário de Planejamento de Pernambuco, Fabrício Marques
  • A editora-chefe da Folha, Leusa Santos, e Massimo Cadorin, da Fiepe, na mediação do debate
    A editora-chefe da Folha, Leusa Santos, e Massimo Cadorin, da Fiepe, na mediação do debate
  • Domênico Carneiro, da Ciat Logística, prestigiou o evento
    Domênico Carneiro, da Ciat Logística, prestigiou o evento
  • Recepção dos convidados
    Recepção dos convidados
  • Revista Folha Log, que foi distribuída aos convidados
    Revista Folha Log, que foi distribuída aos convidados
  • Convidado confere a revista no intervalo do evento
    Convidado confere a revista no intervalo do evento

Debate

Após o painel, convidados e mediadores aproveitaram o momento para expandir os conhecimentos sobre o assunto, debater tópicos de destaque no mercado e tirar dúvidas com relação aos avanços do mercado logístico e os desafios para o futuro.

O secretário de planejamento, gestão e desenvolvimento regional de Pernambuco, Fabricio Marques, que estava presente entre os mediadores, refletiu a força de Pernambuco como um dos principais polos logísticos do país, impactando positivamente a economia local.

"Estamos finalizando agora os dados de 2024, e o Banco Central recentemente divulgou que a economia pernambucana foi a que mais cresceu entre as grandes economias do Brasil. Pernambuco registrou um crescimento de 4,7%, o maior dos últimos 15 anos, algo que não víamos desde 2010. Esse resultado se deve, em grande parte, ao reconhecimento do estado como um centro logístico estratégico para o Norte e Nordeste. Com o Brasil crescendo acima da média histórica em 2024, Pernambuco se beneficiou diretamente desse cenário, expandindo sua economia a um ritmo ainda mais acelerado", detalhou.

Para Massimo Cadorin, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a infraestrutura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico. No debate, ele destacou o papel da federação no processo de fortalecimento ao setor.

"A Federação das Indústrias atua de forma decisiva no desenvolvimento de Pernambuco, especialmente por meio de investimentos em infraestrutura e na defesa de melhorias em estradas, portos e aeroportos. Além disso, acompanhamos de perto a evolução do comércio eletrônico, que vem transformando as relações comerciais e impulsionando a modernização do setor produtivo. Em todas essas frentes, nosso compromisso é claro: apoiar e fortalecer o crescimento do estado".

Veja também

Newsletter