Economia

França vai processar Google e Apple por práticas contra desenvolvedores de aplicativos

O resultado completo da investigação, que se debruçou sobre a prática comercial das lojas de aplicativos entre 2015 e 2017, deverá ser divulgado nesta quinta (15)

iPhone XiPhone X - Foto: Divulgação

O governo francês anunciou nesta quarta-feira (14) que irá acionar o Google e a Apple na Justiça por práticas comerciais abusivas contra startups. Um departamento do Ministério das Finanças realizou uma investigação e concluiu que as duas empresas fazem imposições contra desenvolvedores que querem vender seus aplicativos nas lojas virtuais Apple Store e Play Store.

Segundo o jornal francês Le Monde, entre as práticas identificadas pela direção-geral de concorrência, consumo e repressão à fraude estão a possibilidade de suspensão unilateral do contrato e a livre utilização dos dados por parte da Apple e do Google.

Leia também: 
Ministério da Justiça estuda regulamentação de serviços enviados por SMS
Senado aprova projeto que limita ligações de telemarketing

O resultado completo da investigação, que se debruçou sobre a prática comercial das lojas de aplicativos entre 2015 e 2017, deverá ser divulgado nesta quinta (15).
"Vou levar Google e Apple ao tribunal comercial de Paris por práticas comerciais abusivas", disse o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire. "Tão poderosos como são, o Google e a Apple não deveriam ser capazes de tratar nossas startups e nossos desenvolvedores da maneira que eles atualmente fazem."

Representantes da Apple e do Google na França não responderam imediatamente a pedidos de comentários

Veja também

Lei da igualdade salarial tem boa adesão das empresas, diz ministro
Igualdade salarial

Lei da igualdade salarial tem boa adesão das empresas, diz ministro

BNDES vai disponibilizar R$ 66,5 bilhões para Plano Safra 2024/2025
BNDES

BNDES vai disponibilizar R$ 66,5 bilhões para Plano Safra 2024/2025

Newsletter