FRANCHISING

Franquias devem crescer 9% este ano

O segmento que mais cresceu foi o de alimentação

O dinheiro seria usado ilegalmente para subsidiá-la nas eleições do próximo anoO dinheiro seria usado ilegalmente para subsidiá-la nas eleições do próximo ano - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

 

A receita do setor de franquias deve ter um crescimento de receitas de 7% a 9% este ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A previsão parece boa, mas se aproxima do resultado previsto pela entidade para o balanço do segmento em 2016, que deve fechar com um crescimento nominal de 8% no faturamento. Se a expectativa se confirmar, contudo, será um dos piores resultados do segmento desde o início da pesquisa da ABF, realizada há uma década.

O segmento que mais cresceu foi o de alimentação o qual engloba 36% das franquias no Brasil - e marca presença na pesquisa das 50 maiores marcas de franchising. Em seguida, no ranking dos que mais cresceram, está o de serviços educacionais, com o registro de 18%; e moda, com 14%. Segundo o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, o levantamento têm o intuito de contribuir para a correta tomada de decisão na gestão empresarial e também do mercado (aqueles que desejam investir).

Diretor de inteligência de mercado da entidade, Claudio Tieghi acredita que o estudo que traça o perfil das 50 maiores marcas de franquias no Brasil mostra o grau de maturidade do setor. “São redes nacionais e estrangeiras consolidadas, capilarizadas, que servem de referência para o franchising”, comenta. Vale ressaltar que, nesta lista, o estudo apontou que 68% das franquias que constam nela têm mais de dez anos no mercado.

Em unidades, o setor acredita que houve uma expansão de 3,1% no ano passado, atingindo 142 mil pontos de vendas. No ano passado, entretanto, houve uma redução de 1,1% no número de redes ante 2015 e a projeção permanece estável neste ano, com cerca de três mil marcas. Já em relação ao número de empregos, com base no primeiro semestre do ano passado, houve um crescimento de 2,9% (1,2 milhões de trabalhadores no setor). A projeção é que, neste ano, haja um incremento de 2% a 3% de empregos diretos no franchising.

 

Veja também

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto
BANCO CENTRAL

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto

País tem taxa de informalidade de 38,7% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE
ECONOMIA

País tem taxa de informalidade de 38,7% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE

Newsletter