Funcionários de TI do Porto Digital decretam greve a partir de segunda

Decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta terça

Assembleia dos funcionários de TI do Porto DigitalAssembleia dos funcionários de TI do Porto Digital - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Funcionários de empresas do Porto Digital, no Recife, entram em greve a partir da próxima segunda-feira (23).

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco (Sindpd-PE), Sheyla Lima, os cerca de 200 funcionários presentes na assembleia - realizada no início da noite desta terça (17) na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife - aprovaram por unanimidade a paralisação depois das propostas apresentadas pelo Sindicato de Processamento de Dados de Pernambuco (Seprope), que representa os patrões da categoria.

Segundo Sheyla, as negociações não avançaram na última mesa de negociação, que aconteceu nessa segunda. "Eles propuseram pagamento da inflação acumulada (8,57%) em três vezes sem retroativo, abono dividido em três vezes e aumento de 5% das cláusulas financeiras, como auxílios creche, tíquete e lente, sem retroatividade", listou.

Itens negados, o Sindpd-PE reforça que já barganhou bastante com o sindicato patronal e que os trabalhadores de TI aceitaram receber a inflação de 8,57% parcelado em três vezes, com retroativo e a cobertura de reajuste de todas as cláusulas financeiras com base na inflação.

A paralisação pode afetar serviços importantes do Porto Digital, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife, como o processamento da arrecadação fazendária.

Em resposta à decisão, o vice-presidente do Sindicato de Processamento de Dados de Pernambuco (Seprope), Pedro Bruere, disse que, via de regra, os canais sempre estiveram abertos e que as negociações têm avançado apesar de que em uma velocidade menor do que a desejada por ambas as partes - a crise econômica é a justificativa para a lentidão. "O setor fica em dúvida porque, na última mesa de negociação, realizada ontem (segunda), o Seprope aprovou 90% do que foi proposto pelo Sindicato laboral", disse, destacando não entender o motivo da greve, uma vez que existe abertura para discussões da pauta.

Bruere frisou ainda que preza pela manutenção dos empregos e que, até o fim desta semana, deve agendar uma nova mesa de negociação com a categoria.

Veja também

Conheça mais sobre o wi-fi e saiba como melhorar o sinal da sua internet
TECNOLOGIA

Conheça mais sobre o wi-fi e saiba como melhorar o sinal da sua internet

Mega-Sena prevê pagamento  de R$ 38 milhões neste sábado
Loteria

Mega-Sena prevê pagamento de R$ 38 milhões neste sábado